21.7 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 02 março, 2021
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Lucas do Rio Verde: Aulas presenciais em escolas municipais começam na segunda-feira...

Lucas do Rio Verde: Aulas presenciais em escolas municipais começam na segunda-feira (22)

Quatro escolas passarão pelo processo hibrido com aulas presenciais e remotas cumprindo protocolos de biossegurança
Por Celso Nery/Cenário MT

Alunos matriculados em 4 escolas da rede municipal de ensino em Lucas do Rio Verde terão aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (22). Duas delas são localizadas na zona urbana e todas cumprirão protocolos de biossegurança.

O ano escolar na rede municipal começou dia 1º de fevereiro com aulas remotas.

Comunicação com os pais

Em entrevista coletiva, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, orientou os pais a ficarem alertas no acompanhamento no canal de comunicação utilizado pelas escolas, onde receberão informações sobre o cronograma de atividades.

De acordo com o planejamento, o retorno será gradual. Neste primeiro momento, retornam os alunos de 8º e 9º anos das escolas Eça de Queiroz e Olavo Bilac. “As escolas estão preparadas, mas ao mesmo tempo temos que monitorar. O nosso objetivo é retomar as aulas, mas de uma forma segura e monitorada”, assinalou.

As outras duas escolas são localizadas na zona rural. Voltarão com aulas no sistema hibrido as escolas São Cristovao e Fredolino Vieira Barros.

Além dos cuidados com uso de máscaras e álcool em gel, o planejamento prevê número menor de alunos em sala de aula. Por isso, os alunos vão se revezar em grupos, de modo alternado. Os alunos que ficarem em casa receberão os links das aulas.

“Vamos estar trabalhando com dois formatos: o remoto, que trabalhamos até agora, e o formato presencial gradativo. É muito importante, pais e responsáveis. Fiquem alerta nos grupos de WhatsApp. Se você não recebeu nenhum recado é porque o seu filho não vai começar a aula”, orientou.

Os pais, cujos filhos retomarão as aulas presenciais, terão que comparecer à escola para assinar um termo de compromisso, se comprometendo que seu filho irá cumprir os protocolos covid para a retomada das aulas.

Capacitação

Os profissionais da educação passarão por capacitação nesta quinta-feira (18) sobre os procedimentos para cumprir os protocolos de biossegurança.

Em cada unidade, haverá profissionais para medir a temperatura corporal, impedindo que alunos com sintomas de covid-19 acessem ao interior da escola. Por isso, os pais que levarão os filhos até as escolas terão que aguardar o procedimento. Profissionais de saúde atuarão para filtrar o acesso às unidades escolares.

“Isso vai mudar a rotina da escola e da chegada das crianças”, observa Lovatel.

O protocolo para as duas escolas do interior é um pouco diferenciado. Como os alunos usam transporte escolar, o cuidado em medir a temperatura corporal e investigação sobre a saúde do aluno ocorrerão antes de entrar nos ônibus.

“No interior está sendo contratado pessoas para aferir a temperatura das crianças pra entrar no ônibus. Elas não poderão entrar se tiverem com febre ou outros sintomas de covid, e uma equipe que vai ficar esperando essas crianças nas unidades escolares”, informou a secretária.

Os pais de alunos dessas duas escolas também são orientados a ficarem atentos. A secretária explica que cada escola na zona rural terá retomada de aulas presenciais com alunos de faixa etária diferente, conforme a clientela atendida.

O cronograma de retomada de aulas presenciais prevê o retorno primeiro dos anos finais, seguido dos anos iniciais, pré-escola e por fim as creches.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

OPORTUNIDADE
Confira as vagas de emprego em Lucas do Rio Verde hoje, 2 de março de 2021
março 02, 2021
NA EXPECTATIVA
Luverdense conhecerá hoje adversário da primeira fase na Copa do Brasil
março 02, 2021