21 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 14 abril, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDELucas: Com homenagem a vítimas da covid-19, Rotary faz ato na rotatória...

Lucas: Com homenagem a vítimas da covid-19, Rotary faz ato na rotatória da Prefeitura

Ato marca comemoração de 116 anos do Rotary Club Internacional transcorrido no dia 23 deste mês
Por Celso Nery/Cenário MT

Integrantes dos clubes da família rotária em Lucas do Rio Verde participaram na manhã deste domingo de um ato em comemoração aos 116 do Rotary Club Internacional. O ato aconteceu na rotatória da Prefeitura Municipal.

O Rotary Club foi fundado em Chicago, a 23 de fevereiro de 1905 pelo advogado Paul Harris. A escolha do nome ‘Rotary’ surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

Foto: Divulgação

No ato realizado nesta manhã, os rotarianos soltaram 116 balões brancos. Com isso, o clube homenageou companheiros vítimas da covid-19.

“Entendemos ser importante”, descreveu a presidente Josirene Candido, destacando que a homenagem foi estendida aos luverdenses que faleceram por complicações da doença. “Nós pensamos ser significativa no sentido dessa homenagem a essas pessoas que se foram de nós tao cedo, muitas delas, mas que representaram trabalho rotário e também trabalho em função da cidade”, emendou.

Clubes

Os clubes que compõem a família rotária, além do Rotary Club, são a Casa da Amizade, Rotaract, Interact e Rotakids, todos representados no ato alusivo aos 116 anos do clube no mundo.

“O sentido do Interact é o mesmo de todos os clubes da família rotária, desenvolver o trabalho social nas comunidades com jovens de 12 a 18 anos, sempre buscando desenvolver uma boa oratória, uma boa liderança, companheirismo e sempre pensando em desenvolver pessoas com caráter melhor pra ajudar a sociedade”, destaca André Mentz, vice-presidente do Interact. O clube tem reuniões semanais às segundas-feiras à noite.

“O Rotaract foi refundado a aproximadamente 3 anos, somos jovens líderes de 18 a 30 anos, e estamos trabalhando no voluntariado, junto a família rotária de Lucas do Rio Verde, fazendo projetos relevantes para a comunidade. Tudo o que a gente pode, tenta alcançar voluntariamente”, descreve a presidente do clube, Andriele Pilar. As reuniões do Rotaract acontecem aos sábados à noite.

“Nós somamos junto com o Rotary, somos voluntários, e é uma honra estar completando 116 anos e há mais de 25 anos a Casa é colaboradora de Rotary. Tentamos fazer o trabalho voluntario junto a sociedade, com famílias carentes”, explica Salete Bertoti, presidente da Casa da Amizade.

O Rotary está presente em praticamente todos os países do mundo. No Brasil são 2.409 clubes que reúnem mais de 51 mil pessoas. Lucas do Rio Verde faz parte do Distrito 4.440.

“O Rotary desenvolve atividades voluntárias, os integrantes são todos voluntários, que desenvolvem no seu tempo livre atividades para as comunidades. O clube identifica alguma dificuldade da comunidade e se dedica ao empreendimento de projetos que possam sanar essas dificuldades”, conclui a presidente.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Luverdense finaliza preparação para jogo contra o Ação nesta quarta-feira (14) em Lucas do Rio Verde
abril 13, 2021
Contaminação pela Covid-19
Lucas do Rio Verde e outros 30 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
abril 13, 2021