30.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLevantamento aponta que mais de 86% dos alunos da rede pública municipal...

Levantamento aponta que mais de 86% dos alunos da rede pública municipal estão sendo atendidos

Por OLHAR DIRETO

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, 86,75% dos 54.018 estudantes matriculados na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá estão sendo atendidos por meio de ferramentas digitais e/ou através de atividades físicas. A pesquisa foi feita pela Coordenadoria Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, na primeira quinzena do mês abril, e abrange estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com a secretária Educação, Edilene de Souza Machado, desde que as atividades presenciais na rede pública municipal foram suspensas, em março de 2020, os profissionais da Educação vem buscando alternativas para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, de forma remota, na modalidade ensino a distância, ou por meio de apostilas impressas.

Assim, foram criados grupos de whatsapp, onde os estudantes recebem os conteúdos e os pais podem buscar orientações, além de outras plataformas digitais entre elas o @portaldaescolacuiabana no YouTube, onde as aulas gravadas estão disponíveis. Para os estudantes que têm dificuldades com sinal de internet, periodicamente são entregues apostilas e ainda os kits pedagógicos com material estruturado de programas específicos como o da Escola da Inteligência, de Alfabetização (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (PROMP), além do kit de material escolar.

“Existe uma preocupação do Prefeito Emanuel Pinheiro em ampliar as alternativas de acesso dos estudantes às atividades pedagógicas. Em Cuiabá, nesse período em que as atividades presenciais estão suspensas nas unidades educacionais, o processo de ensino aprendizagem nunca foi interrompido. Nossa meta é atender 100% dos estudantes matriculados na rede pública municipal. Para isso, o acompanhamento das equipes pedagógicas tem sido fundamental, assim como a implementação de ações que incentivem a participação dos estudantes”, disse a secretária Edilene de Souza Machado.

Conforme o levantamento, na Educação Infantil, nas faixas etárias de 0 a 3 anos e 11 meses e de 4 e 5 anos, o percentual de estudantes atendidos é de 91%. No Ensino Fundamental o índice de atendimento é de 89% e na Educação de Jovens e Adultos, de 76% dos estudantes atendidos.

A coordenadora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos, disse que a partir do resultado do monitoramento, a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das unidades educacionais estão levantando os motivos que estão levando alguns dos estudantes a não participarem.

“Na pesquisa alguns estudantes estão sendo considerados como não atendidos porque receberam material (físico ou virtual), mas não deram a devolutiva das atividades aos professores. Portanto é fundamental que haja também o acompanhamento dos pais e responsáveis”, disse ela.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021