31.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 03 agosto, 2021
InícioMATO GROSSOLei que dá a pacientes do SAMU 'poder de escolha' por hospitais...

Lei que dá a pacientes do SAMU ‘poder de escolha’ por hospitais ajuda a otimizar atendimentos no SUS, diz deputado

A lei de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que garante poder de escolha para pacientes que estejam sendo atendidos pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) no momento do socorro, é responsável por otimizar emergências ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o parlamentar.

Antes do vigor da lei, os resgatados eram obrigatoriamente conduzidos a unidades públicas de saúde. Agora, o acudido, se consciente, poderá optar para onde ser levado.

O parlamentar explicou que a lei, já aprovada, garante o direto de escolha ao paciente que está sendo atendido pelo serviço de urgência no momento do socorro. Se consciente, o acudido poderá optar ser levado para qualquer unidade privada do território em que se encontra. O regulamento recebeu parecer técnico da equipe do SAMU para ser desenvolvido e aplicado.

Antes da lei, era obrigatório que o paciente resgatado fosse levado para alguma unidade de saúde pública, principalmente os Prontos Socorros. Segundo o deputado, a escolha do paciente para onde quer ser levado alivia o fluxo de atendimento dentro das unidades públicas.

“Termina otimizando esse atendimento, diminuindo o fluxo nos prontos socorros e, logicamente, direcionando grande parte desses pacientes que tem plano de saúde para unidades privadas”, explicou Araújo durante sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa de MT.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Últimas no CenárioMT