19 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLei em MT estabelece que bancos e cooperativas tenham link em sites...

Lei em MT estabelece que bancos e cooperativas tenham link em sites para amortização de dívidas

Texto por CENÁRIOMT

As agências bancárias, cooperativas de crédito e de fomento mercantil no Estado de Mato Grosso terão que disponibilizar, em seus sítios eletrônicos, link para permitir aos clientes consumidores a opção de amortização das dívidas.

A determinação está em uma nova Lei  estadual – número 11.817, de 27 de junho, de autoria do deputado Professor Allan Kardec (PSB). A legislação foi sancionada pelo governador Mauro Mendes e publicada na página 3 do “Diário Oficial do Estado”, que circula nesta terça-feira (28).

“As instituições financeiras terão o prazo de três meses para implementar, em seus sítios eletrônicos, essa opção ao consumidor, a contar da publicação desta Lei”, define um dos artigos da legislação. O deputado Professor Allan explica a importância da lei.

“Os bancos, cooperativas e outras instituições financeiras tem relação de consumo conosco, cidadãos. Então, essa iniciativa nossa do link no site  equivale a uma espécie de justiça financeira para consumidores poderem quitar parte do saldo devedor que têm em empréstimos quando tiverem uma parte do dinheiro e não a totalidade do débito”, exemplifica o parlamentar.

“O saldo da dívida com as altíssimas taxas de juros atuais, corroem a renda do trabalhador que precisa usar sua remuneração ou fonte de renda em demandas essenciais, como alimentação, saúde, transporte público e outros custos da família. Isso quando é possível”, afirma o deputado.

Critérios da quitação – De acordo com a nova lei, a opção da amortização de dívidas  se aplica a todas as modalidades de empréstimos bancários realizados, inclusive consignados de servidores públicos, que terão a opção de emitir boleto bancário para depósito de valores, além das parcelas mensais devidas, que devem ser usados para dedução dos valores do principal contraídos de empréstimos e dos juros devidos.

A Lei 11.817/22, de autoria do deputado Professor Allan, estabelece ainda que as parcelas que forem depositadas a título de amortização não podem ser limitadas em seus valores ou em periodicidade e as instituições financeiras deverão, ao recebê-las, efetuar recálculo da dívida contraída, demonstrando os valores devidos posteriormente diante dos novos depósitos realizados.

A nova lei determina também que compete aos órgãos de fiscalização estadual, entre eles o Procon, a verificação da implementação, pelas instituições financeiras, dessa possibilidade de amortização nos seus sítios eletrônicos (“sites”).

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br/
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em algodoeira em Lucas do Rio Verde; VÍDEOS
agosto 12, 2022
SOLIDARIEDADE
McDia Feliz: meta para campanha em Lucas do Rio Verde é vender 2 mil tíquetes
agosto 12, 2022