O inverno fez sua estreia oficial no Brasil, e Mato Grosso já sente a mudança. A partir deste domingo (22), as temperaturas começam a cair significativamente, prometendo dias mais gelados em diversas regiões.
Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, por exemplo, a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica mínimas de apenas 12°C na próxima semana.
Para a capital, Cuiabá, as temperaturas mínimas oscilarão entre 14°C e 21°C nos próximos dias. Os períodos de maior frio na cidade serão:
- Domingo (22): Mínima de 19°C, Máxima de 31°C
- Terça-feira (24): Mínima de 19°C, Máxima de 27°C
- Quarta-feira (25): Mínima de 14°C, Máxima de 23°C
No entanto, a partir de quinta-feira (26), a rotina de calor deve retornar a Cuiabá, com máximas que podem chegar a 32°C.
Onda de frio atinge o interior de Mato Grosso
Tangará da Serra, uma das cidades com previsão de temperaturas mais baixas, terá termômetros entre 12°C e 17°C nas mínimas, e 20°C a 30°C nas máximas. A próxima quarta-feira será o dia mais frio, com mínima de 12°C e máxima de apenas 20°C.
Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, a queda de temperatura será mais gradual, com o ápice do frio também na quarta-feira, registrando mínima de 12°C e máxima de 27°C.
Juína, a 737 km da capital, começa a sentir o declínio térmico já na segunda-feira, com mínima de 19°C. A quarta-feira será o ponto mais frio, com 16°C pela manhã e máximas de até 26°C à tarde.
A Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, também será impactada. O dia mais gelado será quarta-feira, com previsão de 12°C de mínima e 23°C de máxima. Durante a semana, as temperaturas variarão entre 16°C e 30°C.
Já no norte do estado, em Sinop, o resfriamento chegará um pouco depois. A sexta-feira será o dia mais frio, com mínima de 16°C nas primeiras horas do dia. Contudo, o calor retornará rapidamente, podendo alcançar 32°C à tarde.