O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está atuando no combate a 11 incêndios florestais em diferentes municípios. Seis desses focos recebem ações contínuas, enquanto cinco tiveram início na última quinta-feira.
As equipes seguem mobilizadas em Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu, Novo Mundo, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento, com esforços intensificados para controlar as chamas. Já os incêndios recentes foram registrados em Comodoro, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Pontes e Lacerda e Nova Maringá.
O trabalho conta com o uso de máquinas pesadas e caminhões-pipa, garantindo combate contínuo e priorizando a preservação de vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.
Fiscalização e monitoramento
O Corpo de Bombeiros Militar também monitora 29 focos de calor ativos no estado, sendo 11 deles incêndios florestais, incluindo dois na Terra Indígena Nambikwara, em Comodoro. Nessas áreas indígenas, a atuação é de órgãos federais, pois o estado não possui autorização para intervir diretamente.
Os demais 11 focos de calor estão distribuídos em diferentes regiões e são fruto do uso irregular do fogo. Eles são fiscalizados na Operação Infravermelho, com monitoramento centralizado na Sala de Situação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. A operação utiliza imagens de satélite e tecnologias de detecção antecipada, buscando prevenção e responsabilização de infratores.
Focos de calor
Nas últimas 24 horas, foram registrados 79 focos de calor em Mato Grosso, sendo 49 na Amazônia e 30 no Cerrado, de acordo com o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) via satélite Aqua Tarde. Um foco isolado não caracteriza incêndio florestal, mas incêndios geralmente envolvem múltiplos focos em uma mesma área.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT alerta que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais é proibido no estado: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, e de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado. Em áreas urbanas, a proibição é permanente. Denúncias de incêndio devem ser feitas imediatamente pelos números 193 ou 190.