IGRs impulsionam regionalização do turismo em Mato Grosso

Encontro na FIT Pantanal reuniu representantes das 15 regiões turísticas e destacou o papel das IGRs na articulação e promoção do turismo.

Fonte: CenárioMT

IGRs impulsionam regionalização do turismo em Mato Grosso
IGRs impulsionam regionalização do turismo em Mato Grosso - Foto: Assessoria Sedec

As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) vêm ganhando destaque como protagonistas da organização e fortalecimento do turismo em Mato Grosso. A importância dessa atuação foi evidenciada durante o Encontro das IGRs de Turismo, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizada nesta sexta-feira (6), em Cuiabá.

O evento reuniu representantes das 15 regiões turísticas do estado e teve como foco a apresentação institucional do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). A explanação foi conduzida por Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo.

Segundo Ana Carla, as instâncias regionais são essenciais para garantir que os recursos e ações de fomento ao turismo alcancem todos os municípios, inclusive os que possuem menor estrutura técnica ou capacidade de captação. As IGRs atuam como intermediárias, possibilitando que as iniciativas cheguem onde seriam inacessíveis de forma isolada.

“É essencial que as governanças estejam ativas. Quando um município não consegue acessar algum recurso, a própria IGR pode atuar em seu nome. Por isso, a participação dos municípios no processo de regionalização é indispensável”, afirmou a representante do ministério.

Para Diego Orsini, analista de Desenvolvimento Econômico e Social da Sedec, o encontro foi estratégico para consolidar a política pública de regionalização do turismo no estado. “Cada uma das 15 regiões turísticas possui uma IGR ativa. A presença do Ministério do Turismo fortalece esse processo de mobilização e articulação regional”, destacou.

O Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal, visa integrar União, estados e municípios, estruturando o setor e impulsionando territórios com potencial turístico. Um dos principais mecanismos da iniciativa é o Mapa do Turismo Brasileiro, que identifica os municípios engajados e com vocação turística formalmente reconhecida.

A troca de experiências entre os gestores regionais também foi um ponto forte do encontro. Tadeu Salgado, coordenador de Turismo de Primavera do Leste e integrante da IGR Rota dos Ipês e das Águas, ressaltou a relevância do diálogo para a inovação no setor. “Nossa região é mais voltada ao agronegócio e tem menos atrativos naturais. Descobrir como desenvolver o turismo de forma alternativa, como o turismo rural, só é possível com essas trocas”, pontuou.

Durante o evento, foram apresentadas as novas identidades visuais das 15 IGRs do estado. A iniciativa busca fortalecer a representação institucional de cada região, ampliando sua visibilidade e promovendo a valorização dos destinos locais. A integração regional e o posicionamento estratégico das IGRs estão no centro da evolução do turismo em Mato Grosso.