20.9 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 15 junho, 2021
InícioMATO GROSSOICV cria campanha para ajudar pequenos produtores que tiveram propriedades atingidas por...

ICV cria campanha para ajudar pequenos produtores que tiveram propriedades atingidas por agrotóxicos

'Feira Solidária Pela Família Rural' tem o objetivo de gerar uma renda até que os produtores possam produzir e vender os alimentos novamente.
Por G1 MT

O Instituto Centro Vida (ICV) criou uma campanha para ajudar pequenos produtores que tiveram as plantações atingidas por agrotóxicos em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. Os produtos prejudicaram o desenvolvimento de hortaliças, frutas e café. Ao todo, são cerca de 11 propriedades atingidas no município.

De acordo com o ICV, houve uma pulverização aérea do agrotóxico 2,4-D nos últimos anos, que atingiu as hortas dos pequenos produtores. Os trabalhadores fazem parte da agricultura familiar da cidade e adotaram um processo sustentável, com produtos orgânicos, nas plantações.

Os agricultores vendem pela Cooperativa de Hortifrutigranjeiros (Coopervila), que suspendeu as vendas de alimentos produzidos na região afetada.

A cooperativa produz, aproximadamente, nove toneladas de alimentos que abastecem hospitais, escolas e mercados de Paranaíta e outros municípios.

A campanha ‘Feira Solidária Pela Família Rural’ tem o objetivo de gerar uma renda até que esses produtores possam vender os alimentos novamente.

Segundo o ICV, o agrotóxico 2,4-D é um veneno utilizado na ‘Guerra do Vietnã’ e gera riscos à saúde. Os produtores estão fazendo uma campanha para que o produto seja proibido no Brasil. O agrotóxico pode provocar coceiras na pele, ânsia de vômito e dores de cabeça.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

INFRAESTRUTURA
Lucas do Rio Verde: “Projeto vem dar mais dignidade aos nossos caminhoneiros”, diz Albieri
junho 15, 2021
Lucas do Rio Verde
Concurso cultural junino premiará poesias, fotos e desenhos em Lucas do Rio Verde
junho 14, 2021