Hospital Estadual Santa Casa realiza 30 cirurgias pediátricas em dois dias

Nesta sexta-feira (15.10), serão realizadas 15 cirurgias pediátricas e, no sábado (16.10), ocorrerão mais 15 procedimentos cirúrgicos

Fonte: CenárioMT

hospital estadual santa casa realiza 30 cirurgias pediatricas em dois dias
Em 48 horas, a unidade hospitalar realizará 30 procedimentos cirúrgicos - Foto por: Ascom | SES-MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Hospital Estadual Santa Casa promovem o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas eletivas após o início da pandemia pela Covid-19. Em 48 horas, a unidade hospitalar realizará 30 procedimentos cirúrgicos de hérnia e de postectomia em crianças com até 14 anos de idade, pelo programa Mais MT Cirurgias, lançado em julho pelo Governo de Mato Grosso.

Nesta sexta-feira (15.10), serão realizadas 15 cirurgias pediátricas e, no sábado (16.10), ocorrerão mais 15 procedimentos cirúrgicos.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que as equipes técnicas estão empenhadas na meta de reduzir drasticamente a fila de espera por cirurgia eletiva em Mato Grosso.

“Estamos em uma força tarefa que conta com o empenho brutal de todos os profissionais que compõem as equipes dos nossos hospitais. Queremos realizar 800 cirurgias por mês no Hospital Estadual Santa Casa e 2 mil cirurgias por mês em toda a nossa rede. Esse esforço se soma à atuação dos municípios e dos consórcios intermunicipais de saúde para vencermos o desafio de realizar 25 mil cirurgias eletivas nos próximos 12 meses”, disse o gestor.

[Continua depois da Publicidade]

“O mutirão contempla pacientes infantis que já estavam regulados pelos municípios e que aguardavam pela retomada das cirurgias eletivas, que estão sendo liberadas gradativamente até atender toda a demanda”, acrescentou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.

A ação de mutirão deve ocorrer periodicamente, contudo, entre o mês de julho e setembro de 2021, mais de 750 cirurgias eletivas já ocorreram regularmente nos hospitais geridos pelo Estado. Isto é, os procedimentos eletivos já estão avançando em Mato Grosso.