Homens alegam que estão “grávidos” e tentam furar fila em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

11 190
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix, afirmou na quarta-feira (12), que pessoas estão falsificando atestados médicos na tentativa de furar a fila da vacinação contra o coronavírus, em Cuiabá. “Recebemos diversas denúncias sobre essas irregularidades”, disse Ozenira.

De acordo com a Pasta, já foram identificados, pelo menos, 100 cadastros irregulares. Entre as irregularidades apontadas, está a de homens afirmando estarem gestantes.

Isso é um absurdo e um desrespeito muito grande. Todos vão ser vacinados e tem que aguardar a sua vez“, afirmou Ozenira durante entrevista ao RDTV.

Agora estamos vacinando as [pessoas com] comorbidades, tem a segunda dose dos idosos também e tem gente tentando burlar essa fila e isso acontece direto. Quando a gente detecta, iniciamos um processo e fazemos os encaminhamentos“, acrescentou.

Outro fato apontado por Ozenira é que pessoas de outros estados e municípios tentaram vacinar em Cuiabá, burlando os QR Codes e comprovantes de endereço.

Todas as situações a gente tem conseguido coibir. Mas nós temos um sistema nacional, nós demos o link com senha e tudo pode ser acompanhado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas [do Estado] e a Deccor [Delegacia Especializada de Combate à Corrupção”, disse.

Até o momento, 108.534 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 46.489 foram vacinadas com a segunda.

[Continua depois da Publicidade]

Furar fila é crime

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou um projeto de lei que prevê multa e até demissão para servidores públicos que furarem a fila de vacinação contra a Covid-19.

A lei 11. 335/2021 foi publicada no dia 23 de abril no Diário Oficial e já esta em vigor. A multa para quem recebe vacina de forma irregular é de R$ 329 mil. Se a pessoa imunizada for agente público, essa multa dobra para R$ 658 mil.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.