Um susto e momentos de tensão marcaram a tarde de quinta-feira (5) em uma residência em Sinop, em Mato Grosso. Um homem, enquanto caçava minhocas com seus filhos às margens de um rio, encontrou uma granada enterrada e, por imprudência, levou o artefato explosivo para casa.
A descoberta da granada desencadeou uma série de eventos que colocaram em risco a vida da família e dos vizinhos. Ao perceber a gravidade da situação, os moradores acionaram imediatamente a Polícia Militar. Diante da iminência de uma explosão, a PM isolou a área e evacuou todos os moradores da casa.
Uma equipe especializada do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionada para realizar a remoção da granada em segurança. Os policiais militares, com a devida proteção, desativaram parcialmente o artefato no local e o transportaram para Cuiabá, onde será encaminhado ao Exército Brasileiro para análise e destinação final.
Segundo informações da Polícia Militar, o homem relatou que estava utilizando uma enxada para cavar minhocas quando se deparou com a granada enterrada. Por falta de conhecimento sobre o perigo do objeto, ele decidiu levá-lo para casa.
A Polícia Militar reforça a importância de acionar as autoridades em casos como esse. Ao encontrar qualquer tipo de artefato explosivo, a orientação é não tocar no objeto, isolar a área e imediatamente comunicar a polícia. Atitudes como a do homem em Sinop podem colocar em risco a vida de muitas pessoas.
Um boletim de ocorrência foi registrado para dar início às investigações sobre a origem da granada. A Polícia Civil deverá apurar as circunstâncias em que o artefato explosivo foi parar nas margens do rio.