Uma solução tecnológica para combater o desperdício de vacinas na rede pública foi o destaque da edição Pantanal do HackaMT, realizada em Cáceres (MT). O projeto vencedor propôs um sistema de controle e redistribuição de doses com base em agendamentos prévios e comunicação entre unidades de saúde, com foco na redução do descarte por vencimento ou por frascos multidoses abertos.
Durante três dias de evento, a equipe desenvolveu o sistema batizado de “Imunize-me”, que permite às unidades mensurar a demanda diária, semanal e mensal, evitando a abertura de frascos desnecessários. Caso uma unidade já tenha um frasco em uso, o sistema alertaria outras próximas, permitindo o redirecionamento de pacientes para o local, reduzindo perdas e otimizando recursos.
Como premiação, os vencedores receberão cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico, com duração de até 12 meses, totalizando R$ 91,2 mil em investimento do Governo do Estado por meio da Fapemat. A equipe também será acompanhada por uma trilha de capacitação para concluir o desenvolvimento da solução e entregá-la à Prefeitura de Cáceres.
A maratona reuniu dez equipes e contou com a participação de programadores, designers e empreendedores. O tema do desafio foi sugerido pela administração municipal com foco em um dos principais gargalos da saúde pública local. O evento teve organização da Seciteci, em parceria com instituições acadêmicas, órgãos públicos e agentes do ecossistema de inovação estadual.
O HackaMT já passou por outras cidades do estado e terá novas edições ao longo de 2025.