27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGoverno fortalece diálogo e ouve demandas de gestores da rede de ensino...

Governo fortalece diálogo e ouve demandas de gestores da rede de ensino no interior do Estado

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto visitou recentemente os municípios de Primavera do Leste, Sorriso e Santa Rita do Trivelato
Por CenárioMT

Projeto implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para aproximar os servidores da gestão, o Prosa na Educação tem recebido elogios onde é realizado. Primavera do Leste, Sorriso e Santa Rita do Trivelato foram os três últimos municípios visitados pelo secretário Alan Porto, onde o encontro com os diretores das escolas, assessores pedagógicos e coordenadores novamente mostrou resultados.

Em Santa Rita do Trivelato, os profissionais destacaram a importância do diálogo aberto e enfatizaram que a última visita de um secretário de Estado de Educação ao município aconteceu em 2008.

“A Seduc tem hoje outra cara, outra configuração. Nossa felicidade hoje é ter um Governo que pense em educação com qualidade”, ressaltou o secretário municipal de Educação de Santa Rita do Trivelato, Paulo Madson, que acompanhou a Prosa.

Alan Porto se reuniu com cerca de 40 profissionais da educação da rede estadual e municipal do município.

Aulas presenciais

Durante os encontros com os servidores da educação, o secretário Alan Porto enfatizou a importância de deixar as escolas 100% preparadas para o retorno do ensino na modalidade híbrida, no início de agosto. Nas três cidades visitadas, a rede municipal de educação já está com aulas presenciais, com revezamento de alunos.

Os professores enfatizaram a importância dos recursos repassados para garantir internet em todas as escolas, assim como o material didático impresso, que deu mais tempo para preparem as aulas, e os recursos para a compra dos notebooks.

Problemas de infraestrutura, dúvidas sobre programas e a defasagem na aprendizagem também foram assuntos muito discutidos.

“Com todas as informações que estamos colhendo, com os encaminhamentos que demos, sei que estamos no caminho certo. A Seduc vai dar todo o apoio que vocês precisarem. Saio muito feliz, com sentimento de gratidão”, enfatizou o secretário Alan Porto após o encontro em Sorriso.

Secretária municipal de educação de Sorriso, Lúcia Drechsler também acompanhou a Prosa na Educação e destacou o “olhar especial” do secretário, de ir até o município e ouvir atento as demandas. “Esse trabalho vai transformar a educação de Mato Grosso”.

Encaminhamentos

Várias demandas apresentadas pelos diretores de escolas foram resolvidas durante a Prosa na Educação. Muitos solicitaram recursos para pequenas intervenções nas escolas.

O secretário Alan Porto lembrou que com os recursos descentralizados, muitos problemas podem ser resolvidos, ainda mais agora que o governador Mauro Mendes aumentou o repasse de R$ 33 mil para R$ 100 mil.

O recurso descentralizado pode ser solicitado pela gestão de todas as escolas estaduais e duas vezes ao ano. O pedido é feito pela internet, com apresentação da demanda e três orçamentos.

Nos encontros, o secretário ainda afirmou que muitos outros investimentos e melhorias serão anunciados em breve, como o aumento no repasse do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e um aplicativo com dados de transmissão custeados pelo governo do Estado.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021
SAÚDE
Zera o números de pacientes com Covid-19 internados no PAM de Lucas do Rio Verde
julho 30, 2021