Governo firma contrato inovador para construção de ferrovia estadual

Publicação destaca pioneirismo do empreendimento que receberá recursos totalmente privados

Fonte: CenárioMT

governo firma contrato inovador para construcao de ferrovia estadual 1073786

A assinatura do contrato entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo S/A para construção da 1º Ferrovia Estadual do país foi destaque no jornal Valor Econômico desta segunda-feira (20.09). A publicação destaca o pioneirismo do empreendimento, que além de ser estadual, será também a primeira ferrovia a ser construída por regime de autorização, com todo investimento feito pelo setor privado, cabendo ao Estado o papel de fiscalização.

A segurança jurídica oferecida pelo Estado foi destacada. Em outubro de 2020, a Assembleia Legislativa, após articulação do Governo de Mato Grosso, aprovou um Projeto de Emenda Constitucional, que permitiu esse modelo de parceria. “Você tem uma lei estadual super clara, regulamentada”, afirmou ao Valor Econômico o presidente da Rumo, João Alberto de Fernandes Abreu. “Este é um projeto diruptivo, que impacta uma cadeia de valor gigantesca. Com a ferrovia, serão construídas plantas de etanol de milho, misturadoras de fertilizante, esmagadoras de soja”, completou.

Segundo o presidente da Rumo, a previsão é que todo o empreendimento demandará até R$ 11 bilhões e que as obras comecem em 2022, com a primeira etapa da obra concluída em 2025. Estão previstos 730 km de trilhos, que irão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, facilitando o escoamento da produção de todo o médio-norte mato-grossense.

“A ferrovia será fundamental para a ampliação e competividade do agronegócio. Além disso, será um corredor para a indústria. Vamos conectar Mato Grosso aos principais centros de consumo do sudeste”, afirmou o governador Mauro Mendes ao jornal.

[Continua depois da Publicidade]

Outros investimentos ferroviários para o Estado também são destacados pelo jornal, como a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), cujo trecho entre Água Boa e Mara Rosa (GO) será construído pela Vale, e tentativa de viabilizar a construção da Ferrogrão, entre Sinop e Miritituba (PA). Além disso, outra empresa, a VLI, já pediu autorização ao Governo Federal, para construir um ramal privado entre Água Boa e Lucas do Rio Verde.

Para a construção do trecho entre Nova Mutum e Rondonópolis, José Alberto Abreu garante que a empresa tem o aporte necessário. “Os investimentos serão feitos ao longo dos anos. Nossa estrutura de capital atual e a expectativa de geração de caixa permitem absorver este projeto”, afirmou.

Assinatura

O contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1ª Ferrovia Estadual foi assinado nesta segunda-feira (20), pelo governador Mauro Mendes e João Alberto Fernandes de Abreu, da Rumo S/A, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Outros dois eventos de assinatura serão realizados em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Assinaram o contrato o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e o diretor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), Wilber Norio Ohara. A Agência será responsável pela fiscalização do andamento dos serviços.

Estudos realizados pela Rumo estimam que a construção da ferrovia irá gerar mais de 230 mil empregos. “É uma cadeia de investimentos longa que será ativada com a construção da ferrovia, pois além da geração de empregos, contaremos com planejamento, indústria, trilhos e investimentos de mais de R$ 11 bilhões com recursos 100% privados. O papel do governo é fazer o trâmite burocrático dando segurança jurídica para que nos próximos 45 anos, esta empresa possa explorar todos serviços necessários para a implantação da primeira ferrovia estadual”, afirmou na ocasião o governador Mauro Mendes.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira, o projeto representa um marco de desenvolvimento para Mato Grosso. “Este é um exemplo que estamos dando para todo o Brasil de desenvolvimento, progresso”, salientou.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.