25.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 27 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Governo do Estado atua em ação de combate ao coronavírus em aldeias...

Governo do Estado atua em ação de combate ao coronavírus em aldeias indígenas

SES disponibilizou uma Unidade Móvel de Imunização, 2 mil kits de testes rápidos e 2 mil kits de medicamentos para a operação de tratamento do coronavírus nas aldeias mato-grossenses
Por CenárioMT

O Governo de Mato Grosso integra a operação conjunta de combate à Covid-19 na etnia Xavante, que teve início nesta terça-feira (28.07), na Aldeona – a cerca de 90 km do município de Campinápolis. A iniciativa, que ocorrerá em três etapas, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A primeira fase da ação de enfrentamento ao coronavírus em território Xavante será realizada até 03 de agosto e contempla oito aldeias localizadas nas mediações de Campinápolis e São Marcos, com uma estimativa de até 8,9 mil atendimentos. Nesta etapa, a ação ainda conta com o apoio das Prefeituras de Barra do Garças e Campinápolis.

“Estamos aqui, na comunidade do Aldeão, em parceria com o Governo Federal e disponibilizamos a Unidade Móvel de Imunização da SES para vacinas e testes. É o Governo do Estado trabalhando em conjunto no enfrentamento da Covid-19 nas comunidades indígenas de Mato Grosso. Registro também o meu agradecimento aos prefeitos de Barra do Garças, Roberto Farias, e Campinápolis, Geovan Faria”, disse o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que acompanhou presencialmente o atendimento na aldeia.

Nas três fases da operação, de acordo com o planejamento estratégico, é estimado um total de 18,2 mil atendimentos exclusivos à população indígena; a região conta com aproximadamente 22 mil índios.

Nos três primeiros dias do projeto são disponibilizados 15 médicos, 3 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem.

“O Governo Federal tem que incentivar a solidariedade [ao povo indígena], porque nós temos carência de locomoção nesta região. Fico emocionado, fico satisfeito por esses profissionais que chegaram neste local”, declarou o cacique da comunidade de Aldeona, Orlindo Uire Urebe.

Para realizar o exame Covid-19 na população indígena, o Governo de Mato Grosso remeteu 2 mil kits de testes rápidos da Covid-19 e 2 mil kits de medicamentos para o tratamento do coronavírus. Além disso, a Saúde Estadual destinou uma equipe técnica para atuar na operação.

Conforme enfatizou o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, o auxílio do Governo de Mato Grosso foi importante para o êxito da operação, visto que o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona de forma tripartite.

“Essa é uma ação interministerial, que envolve Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e a parceria do Governo de Mato Grosso. Estamos aqui não apenas para trabalhar no combate à Covid-19, mas também para prestar um apoio especializado a essa população, uma vez que a Sesai é responsável pelo atendimento da atenção primária, cabendo aos municípios e ao estado a média e alta complexidades”, pontuou o secretário Especial.

Fases da operação

A ação de enfrentamento à Covid-19 nas aldeias de Mato Grosso ainda terá outras duas etapas. A segunda fase ocorrerá entre os dias 3 e 9 de agosto e contemplará os polos de Água Boa e Marãiwatséde. Já a terceira fase da operação acontecerá de 10 e 16 de agosto, no polo da Terra Indígena de Sangradouro, na região de Barra do Garças.

O cronograma da Sesai foi elaborado com base nos perfis epidemiológicos das regiões indígenas e prevê que a ação também contemple a Região do Xingu em Mato Grosso.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Parceria levará direitos de crianças e adolescentes a pessoas surdas

Pessoas surdas e com deficiência auditiva poderão conhecer os direitos de crianças e adolescentes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma parceria...

Lançadas ferramentas para dar mais eficiência à administração pública

Mais um passo na modernização e simplificação do Estado Brasileiro e da Administração Pública Federal. É o que representam os projetos Codex e SUPER.BR,...

Sistema Seridó, no Rio Grande do Norte, beneficiará 280 mil pessoas

Mais uma obra para levar água à população deve começar nos próximos meses. É o Sistema Seridó, no Rio Grande do Norte. No estado,...

Mais de 500 profissionais vão reforçar segurança no segundo turno em Cuiabá

Com o objetivo de garantir a tranquilidade na realização do segundo turno das Eleições Municipais 2020, em Cuiabá, a Secretaria de Estado de Segurança...
Publicidade
x