Governo de Mato Grosso e Unicef firmam parceria para auxiliar municípios a obterem selo de qualidade

O projeto contará com o suporte das Secretarias de Estado de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social.

Fonte: Redação CenárioMT

governo de mato grosso e unicef firmam parceria para auxiliar municipios a obterem selo de qualidade 5ca4c3c041371

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, receberam, nesta terça-feira (02.04), uma comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para discutir e firmar uma parceria que auxiliará os municípios a obterem o selo Unicef.

Virginia Mendes será a coordenadora no Estado e atuará em parceria com a Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado Mato Grosso (APDM). No Estado, dos 141 municípios, 73 já fizeram a adesão ao selo, cuja avaliação dos indicadores e apresentação dos resultados será em 2020.

“Assumimos esse desafio de contribuir para que os municípios conquistem o selo de qualidade. A nossa maior preocupação é garantir que as políticas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes sejam de fato implementadas”, destacou a primeira-dama.

O governador Mauro Mendes disse que é fundamental a participação dos prefeitos para que os trabalhos tenham êxito. “Todos juntos, coordenados pela secretaria de Assistência Social, para que possam ter ao final o reconhecimento. Também vamos auxiliar os prefeitos dos municípios que ainda não aderiram ao selo”.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto contará com o suporte das Secretarias de Estado de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social e Cidadania. “Há muito tempo a Unicef busca parceria com os estados brasileiros e esta proposta vai ao encontro da nossa política de assistência social”, afirmou a secretária da Setasc-MT, Rosamaria Carvalho.

 

A coordenadora do território Amazônia pela Unicef, Anyoli Sanabria, explicou que a estratégia do Unicef é trabalhar 12 eixos essenciais para que municípios consigam ser inseridos no selo e conquistem índices positivos, principalmente, em relação ao combate à evasão escolar.

“Os municípios têm que cumprir com 12 indicadores de melhorias. Entre eles estão a vacinação das crianças, índices de desenvolvimento escolar, assistência e proteção social. O selo só será entregue se cumprirem à risca todas as metas”, salientou a coordenadora Anyoli.