Governador destaca papel de Mato Grosso na paz global por meio da produção de alimentos

Durante evento internacional em Lisboa, Mauro Mendes afirmou que a produção agrícola de Mato Grosso contribui para a segurança alimentar e, consequentemente, para a paz mundial.

Fonte: CenárioMT

Governador destaca papel de Mato Grosso na paz global por meio da produção de alimentos
Foto: SECOM-MT

Em painel no XIII Fórum de Lisboa, realizado nesta quarta-feira (2), o governador Mauro Mendes defendeu que Mato Grosso tem um papel decisivo na manutenção da paz mundial por meio da sua expressiva produção de alimentos.

O chefe do Executivo estadual participou do debate intitulado “Agronegócio e segurança alimentar global: desafios para cooperação”, diante de uma audiência formada por juristas, políticos e empresários da Europa e do Brasil.

Mato Grosso é o maior produtor do Brasil e mantém 60% do seu território preservado. Produzir alimentos e garantir segurança alimentar é garantir também a paz no planeta”, declarou o governador. Ele lembrou que, historicamente, a disputa por alimentos foi causadora de guerras e conflitos, e que atualmente, o abastecimento está diretamente ligado à estabilidade global.

Segundo Mendes, o estado e o Brasil têm potencial para dobrar sua produção sem comprometer o meio ambiente. Para isso, destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística. “Temos o programa de infraestrutura mais relevante do Brasil, com mil quilômetros de rodovias asfaltadas por ano”, ressaltou.

No entanto, o governador criticou a burocracia e a lentidão nos processos de licenciamento ambiental, como o caso da mina de Autazes, no Amazonas, que poderia suprir metade da demanda de fertilizantes do estado. O projeto aguardou 15 anos por uma licença. “Não é possível alcançar o desenvolvimento econômico com esse tipo de entrave”, concluiu Mendes.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.