Governador de Mato Grosso defende maior integração no combate a incêndios florestais

Fonte: CENÁRIOMT

Governador de Mato Grosso defende maior integração no combate a incêndios florestais
Governador de Mato Grosso defende maior integração no combate a incêndios florestais

Governadores de diversos estados brasileiros se reuniram nesta quarta-feira (19.09) com ministros do governo federal para discutir estratégias de combate aos incêndios florestais. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu a necessidade de uma maior integração entre os governos federal, estaduais e municipais para enfrentar o problema.

Mendes destacou a importância de compartilhar recursos e criar sinergias regionais para evitar que a situação se repita nos próximos anos. “Criarmos unidades descentralizadas para compartilhar recursos me parece ser um caminho que poderá levar a um resultado mais concreto”, avaliou.

O governador mato-grossense lembrou que o estado já havia planejado ações de combate aos incêndios, mas que a intensidade das queimadas superou as expectativas. “O tamanho do problema foi muito maior do que efetivamente planejamos combater”, afirmou.

Mato Grosso: um dos estados mais afetados

“Nenhum incêndio começou naturalmente; aconteceu alguma ação humana”, afirmou.

Mato Grosso enfrenta a pior seca dos últimos 44 anos e tem investido significativamente no combate aos incêndios. O governo estadual destinou R$ 74,5 milhões para a contratação de brigadistas, aquisição de aeronaves e outras medidas preventivas.

Além das ações governamentais, Mendes fez um apelo à população para que evite a prática de queimadas, principal causa dos incêndios florestais. “Nenhum incêndio começou naturalmente; aconteceu alguma ação humana”, afirmou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).