33 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 28 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGestores municipais discutem estratégias para avançar nas políticas de estado dedicadas à...

Gestores municipais discutem estratégias para avançar nas políticas de estado dedicadas à cultura

Entre outras pautas, o encontro trabalha nos encaminhamentos para Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em dezembro deste ano
Por CenárioMT

O Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, recebeu nesta quinta-feira (26.08), representantes da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB/MT). Membros de todas as regiões do estado estiveram presentes.

A reunião ordinária elencou as seguintes pautas: Eleição do coordenador e vice-coordenador da CIB; aprovação das atas das eleições dos membros da CIB; aprovação da ata de reunião de posse dos membros da CIB; e encaminhamentos para Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em dezembro deste ano.

Sobre a função da CIB, sua importância para o fortalecimento do Sistema Municipal e avanço de políticas estaduais, o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura ressalta.

“A CIB é um braço do Sistema Estadual de Cultura, constituído também pelo Conselho de Cultura, Fundo Estadual de Cultura e pelo Plano Estadual. Nosso diálogo com os gestores municipais é de extrema importância, criando estratégias para avançar nas políticas de estado, fortalecendo assim o sistema nos município. Os representantes da CIB são responsáveis por mobilizar as doze regiões que constituem o Estado de Mato Grosso, cada qual com seus representantes, responsáveis por mobilizar suas regiões, conseguindo assim alcançar cada vez mais municípios”.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um, participou da reunião e destacou a importância do diálogo para o avanço das políticas públicas. Também aproveitou para adiantar algumas novidades reservadas à pasta da cultura.

“Sem diálogo não existe avanço, por isso esse encontro é tão importante. Só construiremos políticas publicas de qualidade se estivermos todos juntos, remando na mesma direção. Sobre os avanços recentes da Cultura, destaco a Lei Aldir Blanc, um marco importante para a cadeia produtiva das artes em nosso estado. Também é importante destacar o sucesso dos editais Movimentar, que vão contemplar 500 projetos da cultura e do esporte. E aproveito para adiantar informações sobre o lançamento do novo edital Afluentes – com recursos na ordem de R$ 12 milhões para os municípios, marcado para ser lançado oficialmente na segunda-feira (30.08); e mais um edital, o inédito Patrimônio Histórico – com recursos na ordem de R$ 3 milhões, que será lançado em duas semanas”.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,349FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde atinge mais de 90% da população adulta vacinada contra a Covid-19
setembro 28, 2021
RECONHECIMENTO
Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde é homenageada com Moção de Aplausos
setembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Regularização de débitos para MEI termina nesta quinta-feira, dia 30 em Lucas do Rio Verde
setembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Programa Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas do Rio Verde
setembro 28, 2021