Com o clima atípico de frio e garoa fina que tem marcado as manhãs e o início das noites em Cuiabá, a segurança dos motociclistas se torna um ponto crítico.
Além dos equipamentos obrigatórios em perfeito estado – como faróis, freios, buzina e pneus – outros fatores ganham relevância para evitar acidentes.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) registrou 16 ocorrências de trânsito envolvendo motos em apenas um dia, a maioria quedas, diretamente ligadas às condições climáticas.
Preocupada com o cenário, a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, reforça o pedido para que os motociclistas redobrem a atenção. Ela alerta que o clima frio deve persistir, com possibilidade de garoa na madrugada, tornando a pista escorregadia, como já observado nesta segunda-feira (30).
“Com as chuvas leves e a presença de poeira e óleo na pista, o asfalto se torna ainda mais escorregadio, vira um sabão. Pedimos que os motociclistas tenham muito mais cuidado. Os acidentes aumentam significativamente a demanda de atendimentos, tanto para a mobilidade urbana quanto para os serviços de saúde. Estamos falando de vidas, então orientamos que os motociclistas reduzam a velocidade em pista molhada e aumentem a distância de frenagem, pois, caso precisem, isso ajudará a parar sem colidir ou cair”, alertou.
Dicas essenciais para pilotar com segurança
Para garantir a segurança nas vias, a Semob e especialistas em trânsito oferecem outras dicas cruciais:
- Evite manobras bruscas: Uma regra de ouro para qualquer situação, mas ainda mais vital em pisos escorregadios.
- Use capa de chuva apropriada: Roupas que atrapalham os movimentos podem ser perigosas.
- Ajuste os espelhos retrovisores: Eles são seus “olhos” extras e devem estar sempre bem regulados.
- Capacete bem ajustado e viseira adequada: Durante o dia, viseiras escuras são permitidas, mas à noite, use sempre viseiras translúcidas para garantir a visibilidade.
- Velocidade compatível com a via: O supervisor de Educação para o Trânsito, Marcus Garé, recomenda até diminuir a velocidade.
- Sinalize suas intenções: Use as setas ou gestos com o braço ao mudar de faixa ou virar, garantindo que os outros motoristas vejam suas ações.
- Evite o ponto cego: Garé explica um truque simples: se você conseguir ver o rosto do motorista no retrovisor do carro à frente, ele também estará te vendo, indicando que você não está no ponto cego.
- Jamais ultrapasse pela direita.
- Use calçados adequados: Calçados fechados e que se prendam aos pés oferecem maior proteção.
- Não transporte cargas ou pessoas além do limite da moto.
- Atenção aos obstáculos na via: Buracos, óleo, areia e, principalmente, depressões causadas por obras em Cuiabá, exigem cuidado redobrado ao mudar de faixa.
A coronel Vânia Rosa finalizou pedindo a paciência da população e garantiu que os transtornos são temporários, visando benefícios futuros. “Sabemos que é um momento difícil, mas é necessário para que possamos colher os benefícios em breve. Com zelo, critério e colaboração de todos, nossa cidade ficará cada vez melhor”, concluiu.