22.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 14 junho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁFrente fria, traz chuva no fim de semana e deve derrubar temperatura...

Frente fria, traz chuva no fim de semana e deve derrubar temperatura para 16ºC em Cuiabá

Por CENÁRIOMT COM INF. OLHAR DIRETO
A chuva deve voltar a cair na capital mato-grossense neste final de semana. Pelo menos isso é o que aponta a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A maior chance de precipitação é no sábado, quando a probabilidade é de 90%. A causa dela é uma frente fria, que deve fazer cair as mínimas em Cuiabá.
Conforme a previsão do CPTEC, o próximo sábado deverá ficar com os termômetros variando entre 23ºC e 33ºC. A probabilidade de chuva é de 90%. Já no domingo, também há 60% de chance de precipitação, com a mínima devendo chegar a 23ºC e a máxima não devendo ultrapassar os 27ºC.

O professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques, explica que a chuva é uma consequência da frente fria que avançou do Chile e chegará a Mato Grosso, provavelmente, na segunda-feira (24), causando queda brusca nas temperaturas.

Na segunda-feira, a chuva dará lugar ao frio, com os termômetros devendo chegar aos 16ºC, provavelmente durante a noite ou madrugada e subindo durante o dia aos 26ºC. Na terça-feira, a mínima apontada é a mesma do dia anterior. A máxima para este dia é de 28ºC.

“Esta chuva é anterior ao frio, mas só ocorre por conta da frente fria. Quando fica com nuvens da Amazônia até o Sudeste, como está acontecendo, é o que chamamos de Zona de Convergência de Umidade. No momento em que a frente fria alinha as instabilidades que existem, isso ajuda a puxar a umidade da Amazônia para Mato Grosso”, pontuou o professor.

Cuiabá voltou a bater o recorde de dia mais frio do ano no dia 06 de maio, confirmando as previsões que apontavam para tal possibilidade por conta da friagem que atingiu praticamente todo Mato Grosso. A capital mato-grossense marcou, na madrugada, 14,3ºC.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021