Uma força-tarefa formada pela Polícia Federal (PF), Força Aérea Brasileira (FAB) e forças de segurança dos estados de Mato Grosso e Goiás realizou, na tarde desta quinta-feira (15), uma operação de enfrentamento ao tráfico de drogas que resultou na apreensão de aproximadamente 200 quilos de skunk, uma variedade de maconha com alto teor de THC.
A ação teve início após o compartilhamento de informações de inteligência entre os órgãos federais e estaduais, que permitiram o monitoramento aéreo de uma aeronave de pequeno porte em espaço aéreo brasileiro. O avião passou a ser acompanhado por caças da FAB e agentes da PF.
Quando a aeronave se aproximava do município de Altamira, no Pará, a Força Aérea iniciou os procedimentos de interceptação conforme os protocolos operacionais. Ao perceberem a aproximação das forças de segurança, os tripulantes da aeronave realizaram um pouso forçado em uma área remota, incendiaram o avião e fugiram em seguida.
Equipes policiais que estavam em solo chegaram pouco tempo depois ao local da ocorrência e conseguiram resgatar parte da carga ilícita antes que fosse totalmente destruída pelo fogo.
A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA), onde foram adotadas as medidas cabíveis de polícia judiciária. As investigações seguem para identificar e capturar os responsáveis pela operação criminosa.