Uma operação intensificada da Lei Seca prendeu treze motoristas por dirigirem alcoolizados na madrugada de sábado (5) em Cuiabá. As ações ocorreram simultaneamente nas Avenidas XV de Novembro e Beira Rio, nos bairros Porto e Grande Terceiro.
Além das prisões por embriaguez, quatro pessoas responderão por outras infrações: dois por não possuírem habilitação, um por portar entorpecente e outro por direção perigosa.
No total, as equipes aplicaram 131 testes de bafômetro e fiscalizaram 128 veículos. Foram lavrados 75 autos de infração e 48 veículos foram removidos — 39 carros e 9 motocicletas.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública por meio do Gabinete de Gestão Integrada, a operação contou com o apoio de diversos órgãos públicos. A iniciativa busca reduzir acidentes e conscientizar motoristas sobre os riscos da combinação entre álcool e direção em Mato Grosso.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a multa por dirigir sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Além da sanção administrativa, o condutor pode responder criminalmente e ter direito a fiança. Infrações como ausência de CNH ou documentação irregular também elevam os custos para os infratores.