Em Mato Grosso, caminhões que circularem pela BR-163 a partir de hoje terão uma nova forma de cobrança de pedágio. A concessionária responsável pela rodovia passará a cobrar por todos os eixos dos veículos de carga, mesmo aqueles que estiverem levantados, caso o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) do transporte esteja ativo.
Essa mudança, que tem o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), busca evitar que transportadoras declarem falsamente que seus caminhões estão vazios para não pagar pelos eixos suspensos, quando na verdade estão carregados.
A fiscalização será feita automaticamente por meio de câmeras que lerão as placas dos veículos e verificarão se há um MDF-e aberto no sistema do Operador Nacional dos Estados (ONE). Se houver, o sistema entenderá que o caminhão está carregado e cobrará o pedágio por todos os eixos.
Apesar da tecnologia, fiscais também farão uma inspeção visual. Se confirmarem que o caminhão realmente não está transportando carga, a isenção para os eixos que não tocam o chão continuará valendo. A orientação para os transportadores é encerrar o MDF-e assim que a carga for entregue, para evitar cobranças indevidas.