De acordo com Patrícia, ao visitar as escolas e conversar com a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler e com a coordenadora pedagógica Roberta Novello,  foi possível perceber a adequação das unidades e a segurança com que todo o processo foi conduzido. “Nas salas também foi possível ver a felicidade das crianças, o que ressalta a importância social do retorno escolar”, frisa Patrícia.

A responsável pela pasta no município vizinho destaca que a visita serviu para ter um parâmetro de como proceder em Feliz Natal. Atualmente, o município (Feliz Natal) atende 1,8 mil crianças do ensino infantil ao 9º ano. “Viemos conferir a experiência de Sorriso para pensarmos em possibilidades para os nossos estudantes”, diz.

Ao conversar com Patrícia, a secretária local, Lúcia Drechsler, pontua que retorno às aulas presenciais no município foi alinhado pela Semec juntamente com a Secretaria de Saúde e Saneamento. “Fizemos todos os planos de contingência; disponibilizamos álcool 70º para todos os estudantes, estamos medindo a temperatura na estrada, disponibilizamos tapetes com “pedilúvio” para desinfetação dos calçados e prezamos pelo distanciamento social”, acrescenta. Lúcia lembra que também estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC) e também a normativa 11/2020 do Governo Federal. Segundo ela, o retorno foi tranquilo.

[Continua depois da Publicidade]

 “Hoje, cerca de 90% das turmas já retornaram às atividades”, salienta. “É possível ver a alegria com que essas crianças estão indo para as salas; também estamos recebendo muitos relatos de pais pontuando que os filhos estão entusiasmados”, diz Lúcia. “Ao mesmo tempo vemos as escolas, os professores com olhares de afeto a essas crianças e de realização por estar em sala de aula”, comenta. “E seguimos com as aulas remotas para os estudantes que integram o grupo de risco ou que os pais tenham optado por isso”, pontua a secretária sorrisense.

Hoje a rede pública de Sorriso oferta o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais em 22 escolas da rede, sendo que em uma delas há a oferta do Ensino Integral e em 13 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS. Nas unidades escolares municipais estudam mais de 15,4 mil alunos desde a educação infantil ao quinto ano.