18 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 29 julho, 2021
InícioMATO GROSSOEquipe de assistência agrícola e veterinária da prefeitura registra 300 atendimentos no...

Equipe de assistência agrícola e veterinária da prefeitura registra 300 atendimentos no semestre

Por CENÁRIOMT

No primeiro semestre do ano, o setor de agricultura familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, registrou 300 atendimentos a pequenos produtores rurais da cidade. Os serviços oferecidos são diversos, como o suporte médico veterinário, de engenharia agrônoma e técnico agrícola.

De acordo com o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, a assistência técnica é o fomento agropecuário que os pequenos produtores precisam. “Ela é fornecida totalmente gratuita e atende toda a cidade. São serviços importantes para o setor agrícola familiar e ajuda na economia”, afirma o secretário.

O pequeno produtor rural, Santino Feitosa, que possui uma propriedade na Estância Rosana, afirma que o suporte da equipe de assistência do município ajuda muito a conduzir e conhecer melhor a produção. “A visita da equipe é sempre ótima. Eu estava precisando de ajuda com as minhas plantas para entender o que estava acontecendo com elas”, explica Santino ao destacar que “o caju brota, mas seca as folhas, já a goiaba dá muito bicho e não quer desenvolver”.

A orientação para o Santino veio logo em seguida. “O pessoal me disse que eu tenho que fazer uma poda boa, fazer uma boa limpeza e adubar bem. Ela [engenheira agrônoma] me falou que as plantas estão muito juntas e precisam de mais espaço”, explica. O produtor produz alimento somente para o consumo da família.

O pequeno produtor também recebeu o suporte veterinário para os animais da propriedade com a vacinação e consulta. “A veterinária ajudou muito, eu estava com a minha égua doente e ela atendeu a gente, passou o remédio e a égua sarou. Ela veio mais vezes aqui para ver os animais e vacinar o gado”, afirma.

Elson Fernando da Silva, pequeno produtor de leite no Reassentamento São Judas Tadeu, recebeu o atendimento da assistência veterinária para auxiliar no processo de cuidado com os animais. “É muito bom, esses dias ela passou para ver como que estava aqui e isso é muito importante para nós”, afirma Élcio ao falar sobre a atenção e atendimento da equipe.

O pequeno produtor se prepara para começar uma horta e aumentar a renda da família. “Quiabo, abobrinha, abacaxi, essas são algumas que vamos começar a cuidar agora”, explica Elson ao destacar que o suporte da assistência agrícola foi essencial para ajudar no aproveitamento do solo e das cultivares plantadas.

A garantia do fortalecimento da agricultura familiar, foi o tema principal durante a agenda da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, em Cuiabá, no último dia 21. Na reunião, com o secretário Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Silvano Amaral, projetos que fomentam a piscicultura, o melhoramento genético do bovino de leite, a agricultura hidropônica, o banco de calcário, apicultura e muitos outros foram debatidos.

O suporte da assistência agrícola e veterinária da SEDEC é oferecido para pequenos produtores rurais da cidade com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor com as demandas da propriedade. A orientação quanto a amostragem de solo, recomendação de adubação, controle de pragas e doenças, manejo geral das culturas, atendimento clínico de demandas como: mochar bezerros, castração de bovinos machos, diagnóstico de gestação por palpação retal, vacinação do rebanho, orientação para nutrição animal, entre outros são oferecidos gratuitamente.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021