A inauguração da ponte Sarita Baracat, a nova ligação sobre o Rio Cuiabá entre os bairros Parque Atalaia (Cuiabá) e Parque do Lago (Várzea Grande), representou um complexo desafio de engenharia e gestão para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Desde o início da atual administração estadual, diversas medidas foram necessárias para garantir a conclusão da obra.
A construção da ponte teve sua licitação e contratação originais em 2013. No entanto, a ordem de serviço para o início dos trabalhos somente foi emitida em 2018. Um dos principais obstáculos iniciais foi o fato de a obra ter começado sem a definição clara de como seriam construídos seus acessos.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, explicou que, ao assumir o governo em 2019, a ponte estava com cerca de 30% de conclusão, com as estacas já implantadas, mas sem um plano definido para as vias de acesso. A equipe da Sinfra, seguindo a diretriz de concluir todas as obras iniciadas, focou na elaboração dos projetos de acesso.
O entorno da ponte apresentava dificuldades significativas, sendo uma área alagadiça com extensos banhados. O projeto de acesso demandou um extenso trabalho de estabilização do solo, com a aplicação de uma robusta camada de pedras.
Outro desafio crucial foi a elaboração dos projetos de desapropriação, complexa devido à falta de documentação regular de muitos terrenos no trajeto previsto para o acesso, que totaliza 3,29 km de extensão entre a Avenida P (Parque Atalaia) e a Avenida São Gonçalo (Parque do Lago).
Durante a execução das obras, outras questões surgiram, como a dificuldade na obtenção de material para a base do terreno e a presença de uma estação de tratamento de esgoto com adutoras próximas à ponte, no lado de Várzea Grande. A Sinfra também realizou melhorias em vias adjacentes que dão acesso à nova estrutura. O secretário informou que, apesar de rompimentos de emissários de esgoto em pistas antigas não serem de responsabilidade da secretaria, a Sinfra-MT atuou para solucionar esses problemas.
A obra foi entregue na última sexta-feira (25 de abril), incluindo a ponte, os acessos e toda a iluminação do trecho, com um investimento total de R$ 79,2 milhões. O secretário Marcelo de Oliveira destacou que a conclusão da Ponte do Atalaia representa um avanço significativo para a mobilidade urbana da região, criando mais uma importante ligação entre Cuiabá e Várzea Grande.