Hoje, dia 4 de julho, é o último dia para que os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados formalizem a indicação das unidades que aplicarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) em 2025. Além das unidades, também deve ser indicado o responsável pedagógico de cada localidade.
O Encceja PPL oferece a oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada obterem a certificação dos ensinos fundamental e médio. Para participar, é exigida idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio na data do exame.
Formalização da adesão
Segundo o edital público, as indicações das unidades e dos responsáveis pedagógicos devem ser feitas por meio de ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza toda a logística do exame.
O responsável pedagógico deve ser necessariamente um servidor do órgão prisional ou da unidade socioeducativa indicada. O documento de adesão precisa ser encaminhado por e-mail com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2025”.
Após a análise dos dados, o Inep comunicará a aprovação das indicações no Sistema PPL.
Inscrições dos candidatos
Cabe ao responsável pedagógico inscrever os participantes voluntários até as 23h59 do dia 11 de julho, por meio do sistema oficial do Inep. É fundamental que o responsável mantenha sigilo sobre as senhas e dados pessoais dos inscritos, garantindo o acompanhamento e a confidencialidade do processo.
Aplicação das provas
As provas estão agendadas para os dias 23 e 24 de setembro, em dois turnos, pelo horário de Brasília. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação para cada nível de ensino.