22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTEmpresas de vários estados do Brasil debatem parcerias com a MTI

Empresas de vários estados do Brasil debatem parcerias com a MTI

Por CenárioMT

Empresas de vários estados do Brasil participaram do Diálogo Público online promovido pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) para debater a seleção de parceria estratégica e modelagem de negócio. O objetivo da MTI é realizar uma nova parceria para o desenvolvimento de um sistema de gestão integrado-GRP.

Para respeitar todas as normas e medidas de distanciamento social adotadas pelo Estado para enfrentamento da pandemia da covid-19, o Diálogo Público realizado na última quarta-feira (15.07) foi realizado de forma 100% virtual. Para concretizar o evento, a MTI utilizou, inclusive, uma solução tecnológica criada a partir de uma parceria estratégica já existente, o MTI G Suite.

Para o gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Inovação da MTI, Paulo Macedo, o MTI G Suite é a prova viva que as parcerias estratégicas dão certo. A ferramenta colaborativa, amplamente utilizada pelos clientes da MTI, tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia por permitir uma série de facilidades e atividades em home office.

“Por meio da videoconferência conseguimos tornar o debate ainda mais democrático, com a participação de empresas e representantes de todo o país. A metodologia também é mais transparente, já que podemos gravar toda o encontro e os trâmites”.

Durante o Diálogo Público, a MTI apresentou as principais diretrizes e módulos do sistema de gestão integrados pretendidos pela nova parceria, GRP (do acrônimo em língua inglesa Government Resource Planning). O evento também serviu para que empresas interessadas pudessem sanar dúvidas a respeito do funcionamento da parceria estratégica que se ampara na Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016).

“Sanamos as dúvidas ao vivo, mas também disponibilizamos o e-mail ([email protected]) para que questionamentos possam ser enviados pelas empresas interessadas até o próximo dia 25 de julho. Após essa data iremos finalizar o novo edital que poderá ser lançado já no mês de agosto”.

Diferente de editais de licitação para prestação de serviço, os editais de parceria estratégica visam selecionar potenciais parceiros, com base em critérios específicos, para modelagem de negócio na entrega de novos produtos.

A MTI é uma das pioneiras nesse formato de parceria que não acarreta custos ao Estado ou a própria MTI, pois o objetivo da parceria é agregar produtos ao portfólio da empresa. Ou seja, não há nenhuma garantia de comercialização do produto criado pela parceria com a empresa. Caso a parceria se consolide, a aquisição do produto por clientes interessados deve seguir todos os trâmites legais estabelecidos pela lei 8.666 ou pela lei 13.303.

Para essas parcerias, a MTI realiza um chamamento público para identificar o melhor parceiro para essa oportunidade de negócio. Identificam critérios objetivos técnicos e negociais, para selecionar o melhor parceiro, conforme previsto no Regulamento de Licitações e Contratos da MTI e da Instrução Normativa 02/2019. Antes de lançado, os editais ainda passam por diversas análises e recomendações da Procuradoria Geral do Estado.

O processo de escolha ainda conta com uma análise técnica e comercial, escolha da empresa com melhor pontuação, realização da modelagem de negócios, aprovação da Diretoria, Conselho de Administração da MTI e do potencial parceiro, o contrato ainda passará por revisão da equipe jurídica da MTI e da PGE.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021