Empresários recebem conteúdos gratuitos do Sebrae em Mato Grosso

Mais de 100 empresas já estão cadastradas e recebendo os mais diversos materiais digitais um melhor desempenho dos negócios em 2021

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT - Rita Comini

ideia
unnamed 1 1
Kamila Barros Bonfim, da Avivar Ambiental, cortou custos e apostou nas vendas

Neste ano de 2021, o Sebrae MT preparou um hotsite gratuito para disponibilizar conteúdos diversos visando ajudar os empresários a se planejar melhor para minimizar os impactos da pandemia em seus negócios.

Os mais de 100 empresários que se cadastraram já estão recebendo conteúdos, semanalmente, e assim será ao longo de todo o ano. São ferramentas de planejamento estratégico, de marketing, vídeos, lives, mentorias, capacitações diversas. Eles terão ainda a opção de fazer consultoria gratuita.

A engenheira ambiental Kamila Barros Bonfim, 33, da empresa de consultoria Avivar Ambiental, é uma das participantes. Ela começou a trabalhar como MEI (Microempreendor Individual), e em 2016 fez o desenquadramento – hoje é uma Eirele (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Conta que 2020 foi um ano bem difícil, teve que entregar o escritório recém-alugado e dispensar o estagiário. Assim, reduziu as despesas com aluguel (R$ 1.200), combustível (cerca de R$ 400), condomínio, energia elétrica e internet. Agora trabalha em casa e já está providenciando a construção de um escritório no imóvel da família.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, não se deixou abater pelas dificuldades. Aproveitou os conhecimentos adquiridos em treinamentos feitos no Sebrae, como Empretec (2018) e um curso de Gestão de Escritório (2019). Segundo ela, o Empretec mudou praticamente tudo na sua forma de gerir a empresa. No ano passado (2020), fez uma consultoria on-line e teve que repensar a empresa nesse novo momento. “Com a pandemia, alterarei o planejamento, foquei fortemente na parte financeira e no marketing digital. Nesse ano estou investindo pesado em vendas e na contabilidade da empresa”, observa, revelando que já está dando certo. “Janeiro de 2021 está melhor do que o do ano passado”.

Sobre planejamento, diz ser extremamente importante mesmo em momentos de incertezas como o que vivemos agora. “Dá um norte, disciplina a gente e traz foco”, constata.

O analista técnico Graziani Diego Menegatti, da Gerência de Relacionamento e Comunicação do Sebrae MT, explica que estão sendo trabalhados também temas específicos, como empreendedorismo, liderança, gestão financeira, marketing digital e inovação. “Assim podemos atender melhor as necessidades dos empresários nas mais diferentes áreas das empresas”. Também cita que o Sebrae conta com uma equipe multidisciplinar nas áreas de gestão e que caso os empresários identifiquem uma dor na gestão, podem solicitar atendimento e buscar intervenções especificas com os consultores.

unnamed 4
Leandro Moraes Silva, da empresa Presentes Hequel Personalização, se debruçou sobre os números para definir estratégias

Leandro Moraes Silva, 34, proprietário da empresa Presentes Hequel Personalização, com sede em Rondonópolis (217 km ao sul de Cuiabá), diz que depois de ter feito o Prospera MEI, o Sebrae lhe abriu um leque de consultorias. “Comecei a estudar mais e a participar das coisas. Em 2020 recebi a visita de um gestor do CAE (Centro de Apoio ao Empreendedor) e fiz um plano de ação para melhorar a receita da empresa. Ao longo dos últimos anos, vinha fazendo muitas vendas, mas a renda ainda era pequena”, constata consciente da necessidade de analisar melhor os números para melhorar os lucros e o fluxo de caixa.

Formado em administração e gestão de produção, sempre anotou todos os dados da empresa, mas passou a estuda-los e analisa-los melhor para definir as novas estratégias.

Segundo ele, no início da pandemia foi um pouco complicado por causa do lockdown, que na opinião dele iniciou na hora errada e foi finalizado antes do tempo. As vendas despencaram e ele apostou na produção de máscaras personalizadas como uma alternativa. “De setembro para cá, as vendas alavancaram e o aumento do faturamento em 2020 foi 40% maior que o de 2019”.

Ele atribui o fato ao grande crescimento do ramo de produtos personalizados no Brasil, no ano passado. Além de produzir, fornece para outras empresas do setor. Diz que em dezembro chegou a faltar canecas. Relata ainda dificuldades na compra de peças de algodão, problema gerado, na avaliação dele por causa das exportações da fibra brasileira, sobretudo para a China.

Para 2021, aumentou o portfólio de produtos e está trabalhando também com novas opções voltadas para o público estudantil, apostando na retomada das aulas presenciais.

por Rita Comini

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.