28.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁEm busca de uma vida digna, mais 21 venezuelanos desembarcam em Cuiabá

Em busca de uma vida digna, mais 21 venezuelanos desembarcam em Cuiabá

Texto por Thaís Fávaro-OD

Em busca de oportunidade e qualidade de vida, 21 venezuelanos desembarcaram em Cuiabá na última quarta-feira (21), transferidos de Boa Vista (Rondônia) pelo programa de interiorização. O grupo que é em sua maioria LGBT, foi recepcionado pelo Coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Antônio Carlos de Mello que reforçou a importância da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. “O processo de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é de extrema importância. São pessoas com diversas histórias, mas com o mesmo sonho, conseguir um emprego para dar uma vida digna a família”, afirmou.

O Governo Federal não traz ninguém diretamente da Venezuela, são imigrantes que entraram no Brasil através de Boa Vista (RR) e com o projeto do Governo Federal junto com Agência de Refugiados (Acnur) e a Organização de Internacional de Migração (OIM) eles passam por uma triagem para que sejam atendidos do ponto de vista de saúde e de documentação. Esse primeiro atendimento é de extrema importância para que os imigrantes sejam legalizados.

Com relação a uma possível dificuldade de encontrar vaga de trabalho para os venezuelanos que são homossexuais o coordenador da OIT pondera: “o Brasil é um país onde a gente sente essa resistência, o próprio brasileiro LGBT ele sente isso ao entrar no mercado de trabalho isso está bem claro quando você olha as estatísticas de renda e de inclusão profissional desse público, a gente vê que isso acontece não só com imigrantes, acontece com brasileiros também, porém a gente vê um movimento crescente de empresas que estão em um processo de responsabilidade social acolhendo a esses grupos então nós acreditamos que não vai ser tão difícil assim inserir eles no mercado de trabalho, não tem nenhum critério a mais por esse motivo, vai ser tão difícil esse grupo entrar no mercado de trabalho quanto é para os brasileiros LGBT mas a gente garante todo o esforço possível para trazer empresas que tenham sensibilidade para essa temática”.

Ele ainda destaca que “a pastoral do migrante é a grande protagonista desse trabalho que vem sendo feito. É uma referência no Brasil o trabalho aqui em  Mato Grosso de interiorização dos imigrantes. Acnur, a OIM e a própria OIT reconhecem que o trabalho que vem sendo feito aqui pela pastoral com o apoio da política pública e do Ministério do Trabalho aqui eles são os verdadeiros protagonistas”.

Acolhimento:

As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.

A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.

A coordenadora da Pastoral, Eliana Aparecida Vitaliana ressalta que a instituição recebe todo tipo de ajuda. Desde alimentos, até móveis e eletrodomésticos. No entanto, camas, fogões e geladeiras em bom estado de convervação são os itens que a Pastoral mais necessita. Ela pede para que as pessoas doem roupas sociais para que os imigrantes usem nas entrevistas de emprego.

Quem tiver interesse em ofertar emprego aos imigrantes e dar uma oportunidade assim como ajudar com doações pode entrar em contato com a Pastoral do Migrante através do seguinte telefone: (65) 3641-1451 ou pelo celular (65)  99958-3343.

Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros, 2785 – Carumbé, Cuiabá – MT, 78058-743

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022