23.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOEleições da OAB-MT ocorrem nesta sexta-feira

Eleições da OAB-MT ocorrem nesta sexta-feira

Texto por OAB

Nesta sexta-feira (23), 10.805 advogados e advogadas devem votar para eleger o conselho seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e as diretorias das 29 subseções.

A votação será das 9h às 17h na sede da OAB-MT, em Cuiabá, em cada uma das subseções e nos fóruns de São José do Rio Claro, Tapurah, Sapezal e Barra do Bugres.

De acordo com o artigo 134 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas inscritos na Ordem, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito.

Conforme previsto no artigo 12 do Edital de Convocação das Eleições, são aptos a votar os profissionais devidamente inscritos e com a anuidade em dia, ou seja, aqueles que tenham quitado ou parcelado seus débitos e pago pelo menos a primeira parcela até o dia 24 de outubro de 2018. Somente advogados e advogadas que prestaram compromisso até 30 dias antes da eleição podem votar. Confira aqui a relação dos eleitores do pleito de 2018.

Não é permitido o voto em trânsito e o profissional deverá votar no local informado em seu cadastro junto à OAB até 28 de setembro de 2018. Advogadas e advogados podem consultar seu local de inscrição no Cadastro Nacional da Advocacia (CNA) ou na lista de eleitores.

Para a votação é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Não será permitida a entrada nos locais de votação após às 17h, quando os portões das seções eleitorais serão fechados.

Aqueles que não estiverem em seu domicílio eleitoral ou impedidos de votar deverão apresentar a justificativa por escrito e instruída com documentos que comprovem a impossibilidade de comparecer à votação.

O prazo para justificativa é de 60 dias e a mesma só pode ser apresentada após o pleito – a partir de 24 de novembro – diretamente na sede da OAB-MT ou pelo e-mail [email protected].

A votação ocorre simultaneamente em todas as seções eleitorais de Mato Grosso e a apuração tem início logo após o encerramento.

Neste ano, em função do chamado período de quarentena das urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral, o voto será em cédula de papel. Os parágrafos 2º e 3º do artigo 134 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB esclarece que o eleitor, na cabine indevassável, deverá optar pela chapa de sua escolha na cédula fornecida e rubricada pelo presidente da mesa eleitoral e não pode suprir ou acrescentar nomes ou rasurar a cédula, sob pena de nulidade do voto.

O advogado ou advogada com inscrição suplementar pode exercer a opção de voto, comunicando ao Conselho onde tenha a inscrição principal.

Segundo o estabelecido no artigo 135 da mesma norma, encerrada a votação, as mesas receptoras apuram os votos das respectivas urnas nos mesmos locais ou em outros designados pela Comissão Eleitoral, preenchendo e assinando os documentos dos resultados. As chapas concorrentes podem credenciar até dois fiscais para atuar alternadamente junto a cada mesa eleitoral. Concluída a totalização da apuração, a Comissão proclamará o resultado, lavrando a ata que será encaminhada ao Conselho Seccional.

Cuiabá – Na sede da OAB-MT, onde se concentra a maior parte do eleitorado, o acesso será exclusivamente pelo portão principal (Avenida Dr. Mário Cardi Filho, S/N), que será aberto exatamente às 9h.

O profissional deverá se dirigir ao guichê correspondente à letra inicial de seu nome para conferir sua aptidão eleitoral e retirar a senha. Com a senha em mãos, poderá se encaminhar para a seção de votação, onde deverá se apresentar ao mesário para assinar o caderno eleitoral e retirar sua cédula. O voto é realizado em cabine de votação e, depois disso, o advogado ou a advogada deverá deixar a sede. A saída será efetuada somente pelo portão lateral (auditório).

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

ELEIÇÕES 2022
Vereadores de Lucas do Rio Verde confirmam candidaturas a ALMT e à Câmara Federal
agosto 07, 2022
Lucas do Rio Verde
Francisco Lucas é homenageado nos 34 anos de emancipação de Lucas do Rio Verde
agosto 07, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Raça Negra embala madrugada luverdense no penúltimo dia da Expolucas 2022
agosto 07, 2022
R$ 10 MIL
Três pessoas dividem prêmio da penúltima noite da Expolucas 2022
agosto 07, 2022