Duplicação da BR-163 e Expansão das Ferrovias São Destaques no II Fórum de Logística em Nova Mutum 

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e vice-governador Otaviano Pivetta ressaltam infraestrutura como motor para o crescimento econômico de Mato Grosso 

Fonte: CenarioMT

Duplicação da BR-163 e Expansão das Ferrovias São Destaques no II Fórum de Logística em Nova Mutum
Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios

A duplicação da BR-163 e a expansão das ferrovias foram apontadas como soluções estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso durante o II Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, realizado nesta quinta-feira (28), em Nova Mutum. O evento reuniu autoridades, investidores e lideranças do agronegócio para discutir melhorias logísticas na região.

Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), destacou a importância da infraestrutura para a competitividade do estado.

“A nossa região é a maior produtora de grãos e fibras do mundo e ainda tem um potencial enorme de crescimento sem desmatamento. O grande gargalo sempre foi a logística. A ferrovia, assim como a duplicação da BR-163, trará competitividade, permitindo que nossa produção chegue aos grandes centros e portos de forma mais econômica. Esse tema é determinante para o futuro do nosso estado e do Brasil”, afirmou.

O prefeito também mencionou o papel estratégico das ferrovias Rumo, FICO e Ferrogrão.

“Precisamos olhar para a integração de todos os modais, pois eles representam mais investimentos, geração de oportunidades e crescimento sustentável para Mato Grosso. O avanço ferroviário nos aproxima de uma logística moderna e eficiente, essencial para impulsionar nossa economia.”

O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do governo estadual com a infraestrutura logística, apresentando metas arrojadas para os próximos anos.

“A duplicação dos 450 km restantes da BR-163 será concluída até 2027, enquanto a ferrovia Rumo deve chegar a Lucas do Rio Verde até 2030. Conseguimos antecipar o prazo de duplicação em quatro anos, e nossa rodovia será uma autoestrada moderna, oferecendo mais segurança e eficiência no transporte de cargas e na mobilidade das pessoas.”

Além disso, Pivetta enfatizou o impacto das ferrovias na redução de custos e no desenvolvimento econômico.

“A ferrovia ajudará a reduzir o volume de caminhões na BR-163, melhorando o tráfego e diminuindo custos. Esse é o caminho para consolidar Mato Grosso como um dos maiores polos econômicos do Brasil.”

O evento contou com palestras de especialistas como Jorge Luiz Macedo, da Infra S.A., que apresentou o Plano Nacional de Logística, e Frederico Bussinger, que destacou a integração das malhas ferroviárias. Bernardo Figueiredo abordou a importância dos hubs de cargas regionais, enquanto representantes da Rumo Logística destacaram a expansão da malha ferroviária no estado.

Organizado pela Prefeitura de Nova Mutum e Governo do Estado, o fórum contou com o apoio de entidades como Ampa, Famato, Aprosoja, AMM, Câmara Municipal de Nova Mutum e Sindicato Rural de Nova Mutum.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.