Dois cães morrem e três pessoas ficam feridas em ataque de abelhas em Nova Mutum

Fonte: CENÁRIOMT

bees 326337 1920
FOTO:PIXABAY

Dois cães morreram e três pessoas ficaram feridas durante um ataque de abelhas no bairro  Cidade Nova em Nova Mutum.

De acordo com informações repassadas ao CenárioMT, uma pessoa estava fazendo a limpeza de um lote e em determinado momento se deparou com um enxame de abelhas que estava embaixo de uma pilha de madeira.

Os insetos saíram voando pela rua e atacaram várias casas da rua. Dois cachorros morreram e três pessoas ficaram feridas, inclusive, um bombeiro que estava trabalhando.

O bombeiro e as outras duas pessoas precisaram de atendimento médico.

[Continua depois da Publicidade]

Acidentes por Abelhas

Acidente por abelha (Vespas/Formigas) é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas por meio do ferrão. As manifestações após uma ferroada variam de pessoa para pessoa, pela quantidade de veneno aplicada e se o indivíduo tem reação alérgica ao veneno.

Uma pessoa pode ser picada por uma ou centenas de abelhas. No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica, o que também é conhecido como choque anafilático.

No caso de múltiplas picadas pode ocorrer também uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, até mesmo fatal.

O veneno é composto por uma mistura complexa de substâncias químicas como peptídeos, enzimas e aminas biogênicas, que apresentam atividades farmacológicas e alérgicas.

Os fatores alergênicos são enzimas como fosfolipases, hialuronidases, lipases e fosfotases, proteínas antigênicas que inoculadas durante a ferroada, iniciam respostas imunes responsáveis pela hipersensibilidade de alguns indivíduos e pelo início da reação alérgica.

São agentes bloqueadores neuromusculares e possuem poderosa ação hemolítica, além de propriedades antiarrítmicas.

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).