24.5 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTDeputado quer saber critérios de distribuição dos testes antígenos contra coronavírus em...

Deputado quer saber critérios de distribuição dos testes antígenos contra coronavírus em MT

Por CENÁRIOMT

O deputado Ulysses Moraes enviou o Requerimento n° 308/2021 à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), solicitando informações acerca dos requisitos de distribuição dos testes de antígeno no estado. O parlamentar quer saber quais os critérios adotados para a distribuição de testes e se as secretarias de cada município podem fazer o pedido de mais demanda dos testes.

“Esses testes são muito importantes para identificar a infecção atual de coronavírus nas pessoas. Infelizmente, Mato Grosso ainda está nas últimas colocações em relação aos outros estados no ranking da vacinação, então precisamos ficar de olhos abertos e controlar o vírus por aqui. Por isso, enviamos esse requerimento, queremos saber quais são os critérios de distribuição desses testes para os municípios”, disse Moraes.

Esse teste é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do núcleo capsídeo viral do SARS-COV-2, que, se resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Existem outros tipos de testes para covid-19, mas o teste de antígeno é o mais rápido em relação dos demais. Além disso, o teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, especialmente em pessoas assintomáticas com cargas virais baixas.

“Muitos especialistas defendem a realização de exames em massa, por considerar ser uma boa estratégia para conter a transmissão do vírus. Por isso, questionamos também a SES em como é feita a distribuição desses testes antígenos aqui em Mato Grosso e se a população da cidade interfere na distribuição dos testes. Vamos cobrar pela resposta”, finalizou o deputado.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021