33.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioMATO GROSSODeputado busca diálogo em Brasília para tratar do novo Código de Ética...

Deputado busca diálogo em Brasília para tratar do novo Código de Ética e Disciplina dos Militares de MT

Por CENÁRIOMT

Foi retirada de pauta, a pedido do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) o Projeto de Lei Complementar nº 27/2021- ou Mensagem nº 77/2021 – que altera o regulamento disciplinar do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Mato Grosso. Por força da Lei federal nº 13.967, todos os estados brasileiros terão que criar seu próprio Código de Ética Militar. O governador Mauro Mendes encaminhou um ofício requerendo a retirada Mensagem nº27, a fim de que sejam avaliadas alterações no texto proposto para posterior reenvio da matéria à Casa de Leis.

Sobre o tema, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) esteve nessa terça-feira (22), em Brasília, para uma reunião com deputado federal por Minas Gerais, Subtenente Gonzaga, a fim de debater a medida que condicionou os estados a reformatar seus respectivos códigos de ética e disciplina, de policiais e bombeiros, sempre respeitando os princípios da presunção de inocência, devido processo legal, contraditório e ampla defesa, razoabilidade e proporcionalidade.

Nascimento reiterou que tem estudado minunciosamente o Projeto de Lei Complementar nº 27/2021 e comentou que “estão querendo tirar alguns direitos dos militares em pleno século XXI”.  “Querem barrar os direitos de ir e vir dos policiais e bombeiros em pleno século XXI. Quando achamos que algo pode vir de dentro da nossa categoria para tornar mais humano e democrático o dia a dia profissional, nos deparamos com o retrocesso e tentativa de ditadura na vida dos PMs e bombeiros”, destacou Elizeu Nascimento. Um exemplo é o item 55 da pagina 116, que proíbe militares de procurarem outros órgãos, instituições a até agentes políticos para reivindicarem seus direitos profissionais, questões de saúde, luta salarial e progressão de carreira.

Para garantir a ampliação do debate, o estadual anunciou que no dia 12 de julho, ás 9h, na ALMT, terá uma audiência pública para tratar sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares. O deputado federal Subtenente Gonzaga confirmou sua presença na audiência. “Sobre a Lei nº 13.967, que condicionou os estados a aprovarem seus respectivos códigos a luz da Constituição Federal, posso falar que Minas Gerais tem experiência de 20 anos  de uma legislação que não prevê pena de prisão, uma legislação moderna, que é um exemplo”, enfatizou Subtenente Gonzaga.

O deputado Elizeu Nascimento agradeceu o governo durante a sessão desta quarta-feira (23). “Agradeço ao governador Mauro Mendes,  ao secretário Alexandre Bustamante e ao secretário-chefe Mauro Carvalho por ter atendido nosso requerimento e retirada de pauta a Mensagem nº 27, para que  só depois da audiência do dia 12 de julho a mensagem volte a tramitar”, concluiu.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021