22.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 04 dezembro, 2021
InícioECONOMIADelegação da Coréia do Sul estreita laços comerciais com Mato Grosso

Delegação da Coréia do Sul estreita laços comerciais com Mato Grosso

Durante a visita técnica, o secretário apresentou as potencialidades de MT e as vantagens de se investir no Estado
Por CenárioMT

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, recebeu, nesta quarta-feira (24.11), uma delegação da Coréia do Sul liderada pelo cônsul-geral coreano no Brasil, Insang Hwang. A visita técnica tem o intuito estreitar laços comerciais entre a Coréia e Mato Grosso.

O grupo de 7 pessoas contou ainda com a presença do presidente e diretores da empresa de aço, Posco e da Agência comercial do governo coreano no Brasil (Kotra).

Na reunião o secretário apresentou as potencialidades de Mato Grosso e as vantagens de se investir no Estado. “Temos muito a oferecer à Coréia, o maior valor agropecuário nacional, a posição geográfica do Estado é privilegiada quanto ao escoamento das exportações pelos Portos, segurança jurídica, os melhores incentivos fiscais do Brasil. Além de uma economia em ascensão”, explicou ele.

Miranda frisou que há muito a se ganhar com a cooperação econômica bilateral.

De acordo com o cônsul, os setores de maior interesse do empresariado sul coreano são a produção de etanol de milho e as malhas ferroviárias e hidroviária existentes em Mato Grosso. Mas também há possibilidade quanto à exportação do frango produzido no Estado. Atualmente 50% da carne de aves exportadas pelo país é de origem brasileira.

“Nossa conversa foi bastante produtiva, tudo que vimos aqui levaremos a conhecimento de grandes empresários do nosso País. Acredito que em breve nos reencontraremos e queremos que nos visitem, também conheçam nossas empresas alimentícias”, citou Hwang.

O presidente da empresa de aço Posco no Brasil, Youngseob Jang, uma das maiores companhias produtoras de aço do mundo, destacou o interesse especial na produção mineral do Estado. “A produção mineral de Mato Grosso é bastante ampla. Nos foram apresentadas muitas oportunidades de investimento no Estado até mesmo fora dessa área que merecem um estudo”, disse.

A agenda da delegação se estende por mais 2 dias no Estado. Eles ainda vão visitar o Governo do Estado, a Federação das Indústrias(Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Prefeitura de Cuiabá e empresas multinacionais do setor alimentício.

Haiti

Nesta quarta-feira (24.11) o secretário César Miranda também recebeu a embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, que veio ao Estado tratar de ações voltadas à população haitiana que vive em Mato Grosso.

“Queremos traçar um plano, ser a ponte para oferecer melhores condições ao povo haitiano que vive aqui. Saber em que o Governo de Mato Grosso pode nos ajudar para dar qualidade de vida aos haitianos, esclareceu a embaixadora.

O secretário falou da possibilidade de qualificação da mão de obra haitiana que poderia ser absorvida nas indústria e comércio do interior do Estado.

“Podemos ver a viabilidade de oferecer qualificação profissional para os haitianos que moram em Mato Grosso, para aproveitar a mão de obra. Além de pensar em linhas de crédito específicas voltadas àqueles que desejam empreender”, enfatizou.

Esta é a primeira visita da embaixadora a Mato Grosso. Ela está no País há 9 meses.

Atualmente há 100 mil haitianos no Brasil, sendo que 12 mil deles vivem em solo mato-grossense.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura da rede municipal de educação atrai visita de assessores de Sergipe
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha da Expolucas realiza entrega de doações arrecadadas em live
dezembro 03, 2021