Delegação chinesa avalia potencial logístico e agrícola de Mato Grosso em reunião sobre ferrovia interoceânica

Ferrovia Bioceânica em pauta

Fonte: CenárioMT

Delegação chinesa avalia potencial logístico e agrícola de Mato Grosso em reunião sobre corredor interoceânico
Delegação chinesa avalia potencial logístico e agrícola de Mato Grosso em reunião sobre corredor interoceânico - Foto: Assessoria Sedec/Rumo

Em encontro realizado nesta terça-feira (15), em Brasília, o governo brasileiro apresentou a representantes da China os potenciais logístico e agrícola de Mato Grosso como parte das discussões sobre a Ferrovia Bioceânica, projeto que prevê a ligação ferroviária entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

A reunião, de caráter híbrido, reuniu autoridades brasileiras e uma delegação técnica do país asiático para tratar de possíveis parcerias no setor de transportes. O projeto da ferrovia contempla um traçado que se estende do Porto Sul, na Bahia, até o Porto de Chancay, no Peru, atravessando ainda os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Durante a apresentação, foi ressaltado que Mato Grosso é hoje o maior produtor de grãos e carne bovina do Brasil, com 60% de seu território preservado. Também foi destacado que o estado responde por 31,6% da produção nacional de grãos e possui um rebanho de 32,8 milhões de cabeças de gado. Na área de biocombustíveis, concentra 73% da produção brasileira de etanol de milho, com 21 usinas em operação — 11 delas voltadas exclusivamente para esse tipo de matéria-prima.

Dados apresentados indicam que, nas últimas três décadas, a produção agrícola estadual teve crescimento acumulado de 1.612%. Para a safra 2024/2025, a expectativa é alcançar 101 milhões de toneladas, com projeções de até 140 milhões de toneladas em 2030.

Os estados inseridos na rota proposta também expuseram seus dados e necessidades, com foco em atrair o interesse chinês para viabilizar o investimento. Mato Grosso destacou os avanços em infraestrutura, como a ferrovia estadual em construção e a pavimentação de 6 mil quilômetros de rodovias, buscando superar gargalos logísticos e garantir competitividade no mercado internacional.