17.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 06 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁViolência contra a mulher durante a pandemia é tema debatido no...

Violência contra a mulher durante a pandemia é tema debatido no CBA Cast

A divulgação será realizada nos formatos de áudio, nas plataformas Soundcloud, Deezer e Spotfy, e em áudio e vídeo, no Youtube
Por CenarioMT

Luciana Zamproni, Secretária Municipal da Mulher, foi a entrevistada do novo canal de informações da Prefeitura de Cuiabá,  CBA Cast – podcast. Neste episódio, o tema abordado foi “Violência doméstica em tempos de pandemia”. De acordo com Luciana, novos tempos onde o isolamento social é de fundamental importância para conter o avanço do novo Coronavírus, as mulheres têm se tornado um público ainda mais vulnerável às agressões. O simples fato de passar mais tempo dentro de casa com um potencial agressor aumenta drasticamente um perigo que já existia.  Ela destaca sobre a necessidade em se falar sobre o tema, pois quanto maior a abordagem, mais consciência essas vítimas começam a ter.

“A diminuição do registro de alguns crimes nesse período é mais um reflexo das dificuldades e obstáculos encontrados pelas mulheres durante a pandemia para denunciar abuso, do que um sinal de redução de casos. Por isso temos que trabalhar e mostrar para essas mulheres que elas não estão sozinhas e existe uma secretaria que estão 24 horas de portas abertas para atende-las”, ressalta.

Durante o podcast a secretária destacou as ações que a pasta vem desenvolvendo, entre eles o projeto Sorriso Protetor em parceria com o Conselho Regional de Odontologia, onde profissionais foram capacitados para identificarem possíveis violências.

“Graças a Deus nossos projetos começam a ser referências não apenas para o Estado, como a nível nacional. O Sorriso Protetor será implantado futuramente em Rondonópolis e Cáceres e o primeiro Espaço de Acolhimento para mulheres, localizado dentro de um hospital público, foi levado para Andradina, interior de São Paulo. Isso mostra que nosso trabalho está dando frutos”, explica.

Por fim, Luciana pontou que a vivência com o agressor afeta de modo geral a vida da vítima, não só da forma física, mas também a saúde mental. São fatores relacionados aos traumas e prejuízos que as mulheres agredidas carregam para o resto da vida.

“Não existe mais aquela história baseada naquele ditado: “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, se você presencia ou sabe que uma mulher está sendo violentada, é seu dever ajudar e denunciar, o seu silêncio te faz cúmplice desse crime. Ligue 180, 190 e denuncie”, finaliza.

CBA Cast

O novo produto está disponível nas principais plataformas. A divulgação será realizada nos formatos de áudio, nas plataformas Soundcloud, Deezer e Spotfy, e em áudio e vídeo, no Youtube. Com isso, metas  e ações da gestão para o biênio 2020-2021 – serão divulgadas por este novo meio. A apresentação do novo canal de informação é dos jornalistas Laura Meireles e Luiz Fernando.

O podcast será veiculado três vezes na semana, com episódios às segundas, quartas e sextas-feiras. Os conteúdos devem ser pautados com base nos assuntos mais relevantes entre as ações da Prefeitura, contando com entrevistas com secretários e/ou servidores públicos que venham a contribuir com informações relevantes para a população.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mais de 2 mil famílias luverdenses serão atendidas por programa social do governo de MT
maio 05, 2021
POLÍCIA
Morre irmã do deputado estadual Elizeu Nascimento; Ângela morava em Lucas do Rio Verde
maio 05, 2021