UPAs Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão já atenderam mais de 5,6 mil pessoas neste mês

Relatórios de atendimento por procedência apontam quantidade de pacientes por cidade nas unidades de Cuiabá

Fonte: CenarioMT

2020 07 21 11:02:56
Luiz Alves

 

Mais de 5,6 mil pessoas foram atendidas apenas na primeira quinzena de julho nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá, localizadas nos bairros Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão, esta última que vem sendo utilizada como unidade referência à Covid-19 na atenção secundária. O número refere-se ao registrado nos Relatórios de Atendimentos por Procedência, plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o dia 14 de julho, na Upa Morada do Ouro, foram atendidas 3.002 pessoas, sendo 2.967 de Cuiabá (98,83% do total). Também foram atendidos moradores de Várzea Grande, Nobres, Pontes e Lacerda, Fortaleza (CE), Piracicaba (SP) e Várzea Grande (PI).

No mesmo período, na UPA Pascoal Ramos houve 2.323 pessoas atendidas, sendo 2.271 de Cuiabá (97,76% do total). Houve registro de atendimentos também a pacientes oriundos de Várzea Grande, Goiânia (GO), Santo Antônio do Leverger, Sinop, São Bernardo do Campo (SP) e Guarulhos (SP).

[Continua depois da Publicidade]

Na UPA Verdão foram 308 atendimentos no período apurado, sendo 245 a pessoas residentes em Cuiabá, o que representa 79,5% do total. Também foram atendidos moradores de Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e de Vargem Grande, estado do Maranhão.

Vale destacar que, com cerca de um mês de funcionamento, mais de 80% dos pacientes internados por Covid-19 na UPA do bairro Verdão receberam alta hospitalar descartando a necessidade de transferências para UTIs em hospitais referências para a doença.

Dados de junho

Na UPA do bairro Morada do Ouro, em junho, foram atendidas 6.439 pessoas, sendo 6.342 de Cuiabá (98,49% do total), além de residentes de Várzea Grande, de Pontes e Lacerda, de Rondonópolis, de Sinop, de Montes Claros (MG), de Campo Grande (MS), de Curitiba (PR), de Porto Velho (RO), de Rolim de Moura (RO) e de Araguaína (TO).

No mês passado, pela UPA Pascoal Ramos passaram 3.411 pacientes, sendo 3.339 de Cuiabá (97,88% do total), além de moradores de Várzea Grande, do Rio de Janeiro (RJ), de Santo Antônio do Leverger, de Matupá e de Santos (SP).

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, que foi inaugurada em 8 de junho e, desde então, tem servido de unidade referência à Covid-19 na atenção secundária, 173 pessoas foram atendidas, sendo 127 moradoras da Capital (73,41%) do total. Os demais pacientes eram de Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Rio de Janeiro (RJ) e Chapada dos Guimarães.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.