15.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOCUIABÁServidores da Saúde são capacitados para ampliar os conhecimentos em intercorrências cardiológicas

Servidores da Saúde são capacitados para ampliar os conhecimentos em intercorrências cardiológicas

Texto por

Com a oferta de atendimentos mais céleres os riscos de complicações são diminuídos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação sobre as principais intercorrências cardiológicas que acometem pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. O treinamento que aconteceu na manhã desta quinta e sexta-feira (25), no auditório da SMS abordou desde o acolhimento à correta execução de exames de eletrocardiograma – ECG,  identificação de arritmia cardíaca ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O ato foi conduzido pela especialista em enfermagem cardiovascular e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Ariadne Aguilar e contou com a participação de cerca de 120 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de urgência e emergência e ainda na rede de Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni o objetivo foi ampliar o conhecimento técnico e teórico desses profissionais visando, sobretudo, prestações de assistências em Saúde cada vez mais ágeis e qualificadas à população e assim, diminuir os riscos de morte e posterior complicações.

“Realizamos esta capacitação para ampliarmos o conhecimento dos servidores, com vistas em acolhimentos cada vez mais humanizados, céleres e com mais qualidade técnica para atuarem com doenças cardiológicas. Afinal, elas sempre sinalizam alerta importantes e, quando se trata de atendimentos de urgência e emergência nessa modalidade, o risco de complicação e evolução para morte é ainda maior. A única forma de evitar essa piora no quadro clínico do paciente é com uma ação rápida que vai desde a equipe acolhedora até os procedimentos médicos”, frisou.

Esses cuidados também inseridos na Atenção Básica podem salvar vidas. É o que afirma a supervisora técnica da SMS, Luciana Victória que também foi uma das organizadoras do evento. “A gestão Emanuel Pinheiro, amparou unidades básicas de Saúde com aparelhos de eletrocardiograma. Então, optamos por inserir estes profissionais na capacitação para que possam atuar em conjunto com a Secundária uma vez que, desconhecendo a gravidade, o paciente pode vir a buscar os serviços em postos de Saúde. Nestes casos, precisamos estar com os procedimentos de acolhimento alinhados para diminuirmos os riscos de morte deste paciente”, finalizou.  

 

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022