Secretaria Municipal da Mulher realiza primeira roda de conversa com mulheres da zona rural

Temas como o empreendedorismo e o combate à violência doméstica foram colocados em pauta

Fonte: CenarioMT

Secretaria Municipal da Mulher realiza primeira roda de conversa com mulheres da zona rural 2021 02 20 11:03:01
Gustavo Duarte

Na tarde de quarta-feira (17) mulheres da comunidade rural Rio dos Peixes, participaram de uma roda de conversa, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

O diálogo foi conduzido pela diretora de Execuções de Ações para as Mulheres, Elis Regina Prates, e temas como o combate à violência doméstica, valorização dos direitos das mulheres rurais, a autoestima e o empreendedorismo, foram colocados em pauta.

De acordo com Elis, a atividade objetiva  mostrar às mulheres da zona rural que a gestão Emanuel Pinheiro se preocupa  e desenvolve ações destinadas ao público que reside na área rural. “Precisamos promover a mulher do campo para que ela siga produzindo, entenda seu valor, viva com dignidade e tenha mais acesso às políticas públicas”, ressaltou.

Para a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, o trabalho não deve ficar apenas no centro da cidade e bairros, o objetivo a partir de agora é dar suporte para as mulheres que vivem na zona rural.

[Continua depois da Publicidade]

Ela destaca que este foi um pedido da primeira-dama Márcia Pinheiro, para   valorizar o público e promover o acolhimento.

“Percebemos neste momento de pandemia que muitas mulheres que moram na zona rural necessitavam de acolhimento, informações, orientações, por isso decidimos visitar essas comunidades para informá-las sobre seus direitos e receber suas reais necessidades”, explica a primeira-dama.

Márcia Pinheiro destaca a importância de conscientizá-las sobre os cuidados que devem ter com a saúde, além de fomentar o empreendedorismo, desenvolver ações que garantam direitos básicos e fornecer  informações sobre o enfrentamento à violência doméstica. Segundo a agente comunitária de saúde, Deoclece Xavier, boa parte das famílias que residem na comunidade estão em extrema situação de vulnerabilidade social.

Para ela, a aproximação da Secretaria da Mulher com a comunidade demonstra a humanização da gestão Emanuel Pinheiro.