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domingo, 20 junho, 2021
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Secretaria cria ZapObras para facilitar recebimento e atendimento das demandas da população

A nova ferramenta não está disponível para ligações telefônicas ou de chamadas de vídeo
Por CenarioMT

Com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços ligados à área de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Obras Públicas passa a receber demandas por meio de mensagens de texto, via aplicativo WhatsApp. A inclusão da ferramenta nos canais de comunicação é uma iniciativa do vice-prefeito José Roberto Stopa, que também é o titular da Pasta. O ZapObras atende o cidadão pelo número (65) 9 9216-0484

O novo instrumento é voltado para aqueles que residem tanto no perímetro urbano quanto na zona rural da Capital e desejam formalizar sugestões, pedidos de serviços, elogios ou até mesmo denúncias relacionadas às atividades desenvolvidas pela Secretaria. Dessa forma, podem ser solicitados pelo número os trabalhos de manutenção na rede de drenagem de águas pluviais, tapa-buraco, patrolamento e manutenção de pontes.

“Infelizmente, ainda estamos enfrentando uma pandemia, que nos fez suspender os atendimentos presenciais. Pensando nisso, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que criássemos alternativas para aproximar o cidadão dos serviços públicos. Essa é a função do ZapObras. Por meio dele, é possível comunicar uma boca de lobo entupida, uma tampa de bueiro quebrada, um buraco na rua”, explica o secretário de Obras Públicas.

Stopa destaca que a ideia é tornar cada vez mais efetiva a participação da população no processo de cuidado da cidade e dar mais agilidade no atendimento das demandas. Nesse sentido, por ser de fácil acesso e manuseio, o WhatsApp foi adotado com mais uma ferramenta de apoio. O vice-prefeito reforça que o número não está disponível para ligações telefônicas ou de chamadas de vídeo.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Todas as mensagens recebidas são repassadas diretamente para o secretário de Obras Públicas, que encaminha os casos aos diretores de cada setor para que sejam inseridos na programação. Além das demandas via WhatsApp, o planejamento é feito a partir do trabalho de monitoramento, de solicitações recebidas de lideranças comunitárias e também de indicação de vereadores.

“O WhatsApp tem a característica de ser simples e ágil. Utilizando esse canal, a população pode, além de relatar o problema por escrito, enviar vídeos, fotos e também a localização exata. Somente pedimos a colaboração da população para que não façam ligações e utilizem essa nova opção com responsabilidade. A cidade é grande e muitas vezes não conseguimos monitorar todas as situações. Por isso, queremos reforçar essa parceria com o cidadão, que é o maior interessado na resolução dos problemas”, pontua Stopa.


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