25.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO CUIABÁ Quatro unidades oferecem serviços odontológicos 24 horas por dia em Cuiabá

Quatro unidades oferecem serviços odontológicos 24 horas por dia em Cuiabá

Todas as equipes odontológicas têm seguido protocolo do Ministério da Saúde
Por CenarioMT

As equipes odontológicas da Prefeitura de Cuiabá estão atendendo apenas serviços de urgência e emergência durante a pandemia de Covid-19, tanto na rede de atenção básica, quanto secundária e de alta complexidade. Um diferencial é o atendimento 24 horas, sete dias por semana, que é oferecido em quatro unidades: nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul, no bairro Pascoal Ramos, e Norte, na Morada do Ouro, na Clínica Odontológica do Coxipó (anexo à policlínica) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Verdão.

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Renei Lara da Silva, explica que nessas unidades, atendem nove dentistas plantonistas, que recebem pacientes em situação de dor, queda ou fratura de dente, abcesso. Nesses casos de urgência, são feitos procedimentos de remoção de sutura, restauração provisória, medicação. Em casos mais graves como, por exemplo, uma fratura de mandíbula, o paciente é encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por ser uma situação que envolve cirurgia.

Além disso, Renei Lara destaca que no caso do paciente precisar continuar tratamento medicamentoso em casa, a farmácia dessas unidades também disponibiliza os remédios prescritos pelo dentista, ou seja, o tratamento é completo.

O coordenador ressalta ainda que, por conta da pandemia e do risco de proliferação do coronavírus, todas as equipes odontológicas têm seguido protocolo do Ministério da Saúde para garantir a segurança tanto de pacientes quanto dos profissionais, cirurgiões dentistas, técnicos de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal.

O mesmo cuidado também é observado na rede básica – nos sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), nas três clínicas odontológicas e em cerca de 40 Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Cuiabá – que também estão atendendo apenas casos de urgência e emergência, além de biópsia, nos horários de atendimento de cada unidade. A medida visa evitar a circulação e aglomeração de pessoas nesses ambientes para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Vagas de emprego
Sine Lucas do Rio Verde oferece 223 vagas de emprego nesta segunda-feira (25); confira a lista
janeiro 25, 2021
Educação
Segundo período de pré-matrículas online começa hoje, segunda-feira (25) em Lucas do Rio Verde
janeiro 25, 2021