24.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 26 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁProfissionais da Educação da rede pública municipal vão discutir os desafios...

Profissionais da Educação da rede pública municipal vão discutir os desafios da alfabetização nos ciclos de formação humana

Pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia, a quinta edição do Seminário da Educação Básica será online
Por CenarioMT

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 26 e 27 de julho, o V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes. Assim como no ano passado, em razão das restrições provocadas pela pandemia do coronavírus, esta edição do evento será totalmente online. O seminário, direcionado aos profissionais da Educação, faz parte do calendário do Programa de Formação Continuada da rede pública municipal, e marca o início das atividades do segundo semestre do Ano Letivo 2021.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre os objetivos do evento que este ano terá como temática central a Alfabetização. “Na sua quinta edição, o Seminário Educação Básica ao longo desses anos, tem se consolidado como um espaço onde os profissionais podem aprofundar e refletir, do ponto de vista teórico e prático, sobre questões ligadas ao processo educativo. Outra característica marcante do seminário é a socialização de práticas e vivencias pedagógicas exitosas, realizadas pelas unidades educacionais e seus professores”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

De acordo com a gestora, num momento tão atípico como este, de muitas restrições e que levaram a medidas como a suspensão das aulas presenciais, e consequentemente a implementação do ensino remoto, com utilização de estratégias de ensino à distância (EAD), o desafio para alfabetizar se tornou ainda maior. Para as crianças/estudantes, em razão do isolamento e das aulas a distância,  para os profissionais que tiveram que reorganizar suas práticas pedagógicas e  adaptá-las às ferramentas de comunicação virtual e digital, e suas diferentes linguagens, e também para as famílias. “Para todos nós, é um novo momento, de aprendizagem, de adaptação e de muitos desafios”, salientou a secretária Municipal de Educação Edilene Machado.

Programação

O seminário reunirá palestras e painéis com relatos de experiencias pedagógica, em dois dias de evento.

No dia 26 acontecerão as palestras onde serão abordados temas como as inovações tecnológicas e os desafios para a formação dos profissionais da Educação, o letramento e alfabetação (Língua Portuguesa e Matemática) nos ciclos de formação humana, o fortalecimento do processo de ensino e das aprendizagens por meio dos Programas de Alfabetização Cuiabana (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (PROMP), a consciência fonológica no processo de alfabetização, monitoramento e acompanhamento da aprendizagem entre outros.

Na manhã do dia 27, serão realizados painéis onde os profissionais vão relatar suas experiencias pedagógicas.

O 4º Seminário de Educação Básica é uma realização da Secretaria Adjunta, Diretoria de Gestão Educacional, e Coordenadorias Técnica de Ensino, de Organização Curricular, de Formação, de Gestão e Legislação, de Programas e Projetos, de Educação Especial e de Educação à Distância, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento poderá ser acompanhado na plataforma @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube.

Para os profissionais da rede pública municipal de Educação é necessário a realização de inscrição para que seja possível a emissão de certificação. As inscrições serão abertas na próxima semana.

SERVIÇO

V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes

Dias: 26 e 27 de julho

Transmissão: @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/07

Período Matutino

8h – Apresentação Cultural

8h10 – Abertura Oficial

Palestras

9h – Palestra 01 – As inovações tecnológicas e os desafios para a formação dos profissionais da Educação na contemporaneidade

– Profª. Dra. Katia Morosov Alonso – Universidade Federal de Mato Grosso

– Mediadora: Profª. Zileide Lucinda dos Santos – Coordenadora Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação

10h – Palestra 02 – Letramento e Alfabetação:   eixos orientadores para aprendizagens significativas na 2ª infância, crianças pequenas – 4 e 5 anos:

. Prof. Mestra Gilvanira Maria Xavier de Freitas

 – Mediadora: ­Uilmara Sobrinho Castanon

Período Vespertino

13h – Palestra 03 – Letramento e Alfabetação Matemática na 2ª infância, crianças pequenas – 4 e 5 anos:  eixos orientadores para aprendizagens significativas para as crianças pequenas

– Prof. Dr Rute Cristina Domingas Palma.

– Mediadora: Camille de Araújo Aguiar

14h – Palestra 04 – Letramento e Alfabetização no processo de Ensino e nas aprendizagens dos estudantes: conceitos e perspectivas contemporâneas

– Profª. Dra. Daniela Macambira

Mediador: Prof. Marco Antônio Braga – Coordenador de Organização Curricular

15h – Palestra 05 – Fortalecimento do processo de ensino e das aprendizagens dos estudantes – Programa de Melhoria da Proficiência – PROMP: O trabalho com Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática por meio de metodologias ativas em espaços virtuais Público: professores do 4º ao 5º ano.

Palestrante: Renata Piacci  e Juliana Meriji

Mediadora: Profª. Eliane Oliveira Mendes Quinhone, Coordenadora de Formação

16h – Palestra 06 – Estimulação da consciência fonológica para o processo de alfabetização.

Palestrante Joyce Gonçalves da Silva M. Lemos, Sara Rafih e Talita Fonseca Mazetto.

Mediadora: Andréa Negrisoli Silveira

Período Noturno

19h – Palestra 07 – Possibilidades e os desafios no ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos

Paletrante: Profª Dr. Marta Potin Darsie

Mediadora: Marilene de Souza Carvalho

27/07 – Relato de Experiências

Período matutino

Painéis – Relatos de Experiencias

Encerramento: A Implementação da Política da Escola Cuiabana Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão: Perspectiva e Desafios na Contemporaneidade

Palestrante: Mabel Strobel – Diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação

Horário: das 8h às 11:30h

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PRIMEIROS TRÊS PONTOS
LEC marca de pênalti, suporta pressão e vence a primeira no Estadual Sub19
julho 26, 2021
SOLIDARIEDADE
Campanha coleta mais 57 bolsas de sangue em Lucas do Rio Verde
julho 26, 2021