29.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPrefeitura de Cuiabá finaliza mais uma etapa do processo de realinhamento do...

Prefeitura de Cuiabá finaliza mais uma etapa do processo de realinhamento do Plano Estratégico para Agenda 2030

Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU sendo essa uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania
Por CenarioMT

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Planejamento finalizou na última semana, mais uma etapa do ciclo de encontros que integram o processo de realinhamento do Plano Estratégico para o período de 2021/2030- Agenda 2030. A Agenda 2030 propõe a reconstrução e revisão do Mapa Estratégico para a próxima década. Dentro da dinâmica do planejamento, é fundamental que a identidade Organizacional seja traduzida na abrangência dos objetivos para cada ano, nos mais diversos programas e projetos a serem implantados, o que demonstra a estratégia da atual gestão. O evento contou com a participação de representantes das secretarias municipais.

Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU sendo essa uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras.

A próxima etapa é a elaboração do Plano de Ação, com base nas metas (ação e iniciativas) iniciativas) como parte da responsabilidade em contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS organizados e integram a Agenda 2030, criada pela Organização das Nações Unidas- ONU. “A agenda 2030 possibilitar uma Cuiabá inovadora, sempre na busca dos melhores Resultados, para que sejam transformados, numa Cuiabá melhor para se viver”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A representante da Assessoria Especial de Planejamento do Município (ASPLAN), Silvina Maria dos Anjos explica que ao longo dos encontros, já foram definidos os quatro eixos sustentáveis, compostos por eixos de desenvolvimento que atendem as demandas da cidade preconizadas pelo Pacto Global como Governança, Bens Naturais Comuns, Equidade, Justiça Social e   Cultura de Paz, Gestão Local para a Sustentabilidade, Planejamento e Desenho Urbano, Cultura  para a Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Economia Local Dinâmica,  Criativa e Sustentável, Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida, Melhor Mobilidade Menos Tráfego, Ação Local para a Saúde e Do Local para o Global.

Cada eixo estratégico foi direcionado para uma Secretaria Estratégica para o desenvolvimento das atividades. Sendo eles: Eixo 1: Governança Inclusiva e Sustentável: (Controladoria, Gestão, Fazenda, Governo, Planejamento, Procuradoria e Comunicação); Eixo 2: Cuiabá Sustentável para Todos: (Meio Ambiente, Ordem Pública, Mobilidade, Obras Públicas, Habitação e Regularização Fundiária, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos- Limpurb e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá –ARSEC); Eixo 3: Cuiabá Cidadã, Inclusiva e Saudável: (Educação, Esportes, Assistência, Mulher e Saúde) e o Eixo 4: Cuiabá Criativa e de Oportunidades: (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Cultura, Esporte e Lazer e Turismo).

“A Agenda Cuiabá 2030 será um importante instrumento de planejamento para execução das políticas públicas pelas secretarias que serão estabelecidas no PPA e no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Tribunal de Contas. Finalmente as ações serão acompanhadas pelo Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável”, declarou o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

“É um momento ímpar para a gestão municipal, que se preocupa em alinhar o planejamento com metas contidas no Pacto do Milênio para uma Agenda 2030, onde figuram os indicadores contidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das Cidades Sustentáveis”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

CULTURA
Inscrições para oficina de hip-hop estão abertas na Secretaria de Cultura
julho 28, 2021
NOVA CHANCE
Prefeitura de Lucas é uma das 4 em MT que contratam mão de obra de recuperandos
julho 28, 2021