40.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁPrefeitura de Cuiabá é iluminada em referência ao Agosto Lilás

Prefeitura de Cuiabá é iluminada em referência ao Agosto Lilás

Campanha busca o amplo debate sobre a questão da violência contra a mulher
Por CenarioMT

A fachada do Palácio Alencastro, sede do Executivo Municipal,  recebeu uma iluminação especial este mês. Em um gesto simbólico de apoio ao ‘Agosto Lilás‘, o local ficará iluminado com essa cor em referência à campanha de conscientização sobre violência doméstica contra às mulheres.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a iluminação especial mostra que a Prefeitura de Cuiabá é sensível à causa e não poderia deixar de apoiar uma campanha que visa conscientizar a sociedade para a triste realidade de violência doméstica enfrentada por muitas mulheres. Ele destaca que foi pensando nesse alto índice de feminicídio que decidiram criar a secretaria da Mulher. “Sempre foi uma preocupação da gestão e da primeira-dama cuidar das mulheres cuiabanas e a implantação da secretaria mostra esse interesse”, afirma.

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a campanha Agosto Lilás busca o amplo debate sobre a questão da violência contra a mulher, alertando para os altos índices de crimes e atos hostis contra o público feminino. Ela observa que recentemente, estudos apontaram que a situação de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. “Diante desta nova realidade pandêmica, a campanha Agosto Lilás é mais uma forma de levar informação às mulheres, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência, e de trazer maior visibilidade sobre o assunto para toda a sociedade”.

A primeira-dama Márcia Pinheiro ressalta que espera  auxilie vítimas  de violência física, verbal, psicológica e sexual a denunciar os agressores e as buscar seus direitos, além de apoio e da proteção necessária de uma rede de atendimentos especializada  que o município oferece.

Agosto Lilás

Em 1907, foi realizada a convenção das mulheres socialistas na Dinamarca, que decidiram usar a cor lilás (ou roxa), como símbolo da luta feminista. Essa cor simboliza a nobreza inglesa. Além dessa cor, o verde, que é a esperança da vitória e o branco, a pureza da luta feminina, também foram escolhidas.

 

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021