Prefeitura aprova projeto do Rotary, para monumento no Cemitério do Cai-Cai

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

prefeitura aprova projeto do rotary para monumento no cemiterio do cai cai 781561

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, garantiu a parceria da gestão para a execução de três projetos apresentados pelo Rotary Club, em reunião realizada na semana passada. O principal deles inclui a construção de um monumento no antigo Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecido como Cai-Cai, para homenagear os heróis da Guerra do Paraguai.

Criado em 1867, pelo então presidente da província, José Vieira Couto de Magalhães, o espaço abriga cerca de seis mil corpos, entre soldados e vítimas da epidemia de varíola que quase dizimou a cidade. A proposta prevê ainda a edificação de um pórtico na entrada da Ponte Júlio Muller, enaltecendo a vitória dos soldados cuiabanos que lutaram voluntariamente em Corumbá.

É o que explica o governador 2012/13, do Distrito 4440, Antônio Zago. “O arco vai enaltecer essa vitória magnífica, que libertou Corumbá e nos trouxe essa magnífica vitória. Esse resgate das nossas memórias é de extrema importância para a valorização e fortalecimento do espírito cívico da população. Felizmente, os projetos foram prontamente atendidos e alguns já estavam até em andamento.”

Emanuel reforçou que o Rotary terá participação ostensiva ao longo das ações para o tricentenário. “Receber essas iniciativas, de grupos que tem vontade de participar e fazer a cidade melhorar, nos dá ainda mais estímulo para trabalhar por Cuiabá. As sugestões expostas aqui hoje fazem parte desse momento que queremos criar para os 300 anos, e ajuda a manter nossa raiz, nossa cultura que é muito forte”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião os rotaractianos apresentaram ao prefeito um projeto desenvolvido pelo Interact, divisão jovem do clube, que trabalhará para implantar pequenas bibliotecas pelos pontos de ônibus da cidade. A Prefeitura de Cuiabá também deverá apoiar a 45ª Conferência Multidistrital de Rotaract Club, que acontecerá em janeiro de 2019 em Cuiabá. O evento nacional atrairá a atenção de todo país para a cidade.

De acordo com a atual governadora do Rotary distrito 4440, Marly de Fátima Ferreira, a aproximação com o poder público contribui para o desenvolvimento de trabalhos voltados ao bem estar social. “Nossas ações se destinam especialmente a pessoas em vulnerabilidade. Onde a Prefeitura não pode chegar, nós chegamos. Já estive em contato com outros prefeitos de Mato Grosso e isso é muito positivo para nós.”

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.