Prefeito de Cuiabá autoriza abertura de shoppings e restaurantes excepcionalmente no dia dos pais até às 22h; toque de recolher continua

Medida ocorre após análise de estudos que apontam que o pico de contágio já passou na Capital

0
Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro autorizou, de maneira excepcional, a abertura de shoppings centers, bares, restaurantes, pizzarias e congêneres a abrirem suas portas para atendimentos aos clientes no próximo dia 9 de agosto, Dia dos Pais, até às 22h. O toque de recolher permanece com início às 23h. A decisão foi tomada com base nos estudos técnico-científicos do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que apontam que Cuiabá passou o pico de contágio pelo novo coronavírus no dia 16 de julho e registrou a menor média de crescimento semanal do vírus, 2,6%, nesta quarta-feira (5). O decreto deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (6).

“Analisando com a minha equipe e com a minha família, pensei que poderíamos, com essa segurança e com essa prudência, oferecer um pouco mais de alento aos trabalhadores, ao setor produtivo e à família cuiabana. Domingo agora, dia 9 de agosto, é dia dos pais. E como Cuiabá está fazendo o dever de casa, estamos atingindo gradativamente essa segurança diária no combate à propagação do vírus, nada mais justo que possamos dar um pouco mais de esperança, de alento e de união à família cuiabana”, afirma Pinheiro.

O gestor salienta que, apesar dessa autorização excepcional de abertura, continuam valendo as determinações previstas no Decreto 8.020, sobre as medidas de biossegurança que devem ser observadas por todos. “Todas as medidas de biossegurança devem ser respeitadas e devem se promovidas pelos proprietários, pelos trabalhadores e pelos clientes”, frisa o prefeito.

Ele lembra que desde o começo da pandemia de Covid-19 em Cuiabá, a Prefeitura sempre agiu com muita firmeza, seriedade e responsabilidade no combate à Covid-19, sempre com o objetivo de preservar e cuidar da saúde e da vida das pessoas. “Essa postura da gestão municipal sempre teve como alicerce as orientações técnico-científicas, tanto do ponto de vista sanitário como epidemiológico. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vem trabalhando diariamente, com muita determinação, para superarmos com o menor trauma possível todo esse período”, pontua Emanuel.

Conforme o gestor da Capital, a postura adotada pela Prefeitura logo no início da pandemia foi fundamental na preservação de vidas, o que foi comprovado por estudo da UFMT. “A Prefeitura, com as suas medidas, salvou muitas vidas. E isso demonstra o comprometimento e a seriedade do nosso trabalho. Logo depois, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, numa parceria com a nossa Universidade Federal de Mato Grosso, constatou que o pico do vírus em Cuiabá se deu no último dia 16 de julho. E ontem, dia 5 de agosto, fechamos o monitoramento diário da média de crescimento semanal do vírus na nossa capital”. Para Emanuel, esses resultados científicos comprovam a eficiência do trabalho desenvolvido e afirma que se continuado o cuidado e a responsabilidade, em breve a Capital atingirá a estabilidade e posterior queda gradativa da incidência do vírus.

 

Leia também: Resultado das loterias de hoje (18/09/2020)


Amazonia 03 de Junho